Você precisa conseguir doações, mas não sabe onde recorrer? Leia esse conteúdo até o final.
Afinal, onde pedir doações? Ainda há espaço para pedir doações no Brasil? Temos certeza de que, às vezes, você deve achar que não há mais espaço para receber doações no Brasil.
Afinal, a impressão que dá é que são muitas pessoas que precisam de doação e poucas pessoas que doam, certo? Mas, para te animar, trouxemos alguns dados da Pesquisa Doação Brasil de 2020:
66% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação (seja ela de dinheiro, de bens ou com o trabalho voluntário).
Para se ter uma ideia, R$10,3 bilhões foi o total doado naquele ano.
Por isso, acreditamos que o brasileiro faz sim, doações!
O que precisamos é nos conectar com as pessoas certas, com os lugares certos, no tempo certo. Portanto, nesse conteúdo separamos um compilado que vai te ajudar a saber onde pedir doações. Continue lendo!
Pedindo doações: por onde começar?
Antes de sair de forma desesperada atrás de pessoas e empresas, pare, sente e reflita: para que eu preciso de doação? Quem eu preciso ajudar? Quanto eu preciso? Caso você tenha um projeto ou uma ONG, pense: eu tenho tudo bem estruturado para apresentar a outras pessoas?
Assim, responder a essas perguntas vai te dar mais clareza em como partir para as ações de doações. Agora sim! Vamos lá…
Onde pedir doações?
Crowdfunding
O crowdfunding, também conhecido com financiamento coletivo ou vaquinha online, é uma forma de pedir doações em dinheiro. O seu grande diferencial é ser um meio de pedir doação de forma digital.
Além de você conseguir alcançar muito mais pessoas, você também vai conseguir criar uma página na internet exclusivamente sua, que vai te ajudar a compartilhar o seu crowdfunding para outras pessoas em qualquer meio online – redes sociais, e-mail, WhatsApp, blogs e sites.
Qualquer pessoa pode criar um crowdfunding – basta ter acesso à internet. Além disso, caso você opte pelo Abacashi, a criação de uma página de crowdfunding é gratuita e você só paga uma taxa de 6% caso receba alguma contribuição.
É possível criar um crowdfunding tanto para pessoa física como jurídica, independente de qual seja a necessidade. Mas, para que realmente funcione e que você consiga receber doações em dinheiro, existe uma série de etapas para serem cumpridas (até por que não existe dinheiro fácil, não é mesmo?).
Entre essas etapas, temos: definir o valor a ser arrecadado, definir um texto persuasivo para que incentivem as pessoas a fazerem a doação, criar material gráfico (vídeo e fotos) para enriquecer sua página de crowfunding, criar uma estratégia de divulgação nas mídias sociais, definir se e como serão trabalhadas as recompensas (ou “brindes”) a serem dados para quem fizer uma doação…
Enfim, há um planejamento completo para fazer! Apesar de ser trabalhoso, é isso que vai te ajudar a alcançar o sucesso do seu crowdfunding. Acredite!
Onde pedir doações: Empresas
Pedir doações para empresas possui um grande potencial de sucesso, e existem várias formas de pedir essas doações. A forma mais comum é abordar diretamente a empresa, apresentando o seu projeto ou a sua ONG.
Neste caso, é de suma importância criar uma apresentação bonita visualmente, com grande persuasão e que possa tocar o coração dos representantes da empresa. Para isso, também existem técnicas de storytelling, onde é possível se basear e se inspirar para criar uma bela apresentação.
Outra forma de pedir doações é através do próprio site da empresa. Empresas grandes ou multinacionais podem possuir em seu próprio site informações sobre doações, patrocínios e apoios. Algumas delas informam um telefone ou um número direto que cuidam apenas dessa área; outros terão um formulário a ser preenchido.
Portanto, não deixe de se informar e entrar em cada site daquelas empresas que você tem interesse. Não encontrou nenhuma informação? Entre em contato com o número que estiver lá. Nesse momento, você precisa ser paciente e resiliente!
Se você pretende iniciar de forma mais “certeira”, é interessante iniciar por empresas do seu segmento – ou relacionados ao segmento o qual você quer pedir doações.
Por exemplo: se você quer pedir doações para uma ONG animal ou para seu pet, busque por pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários; se você quer pedir doações de alimento, busque por empresas do ramo alimentício.
Parece impossível conseguir retorno dessas grandes empresas, não é mesmo? Mas você precisa acreditar no seu potencial, no potencial do seu projeto/ ONG e ter uma estratégia de abordagem! Combinado?
Redes sociais
Instagram, Facebook e TikTok são exemplos de redes sociais em que é possível pedir doações. Você pode fazer uma ação conjunta com o crowdfunding – que explicamos mais acima – ou pode fazer diretamente pela mídia social escolhida.
A vantagem de integrar com uma ação de crowdfunding é ter, de uma forma oficial e centralizada, um único local em que se concentrarão as doações.
De qualquer forma, caso for trabalhar com essas mídias (exceto WhatsApp), é importante que você seja uma pessoa (ou instituição) ativa nessas redes. Afinal, para que as pessoas queiram fazer uma doação, elas precisam conhecer quem você é, não é mesmo? Use vídeos e tente fazer postagens diariamente. Elas vão te ajudar muito!
Quando falamos no WhatsApp, a principal dica é: não canse as pessoas com mensagens frequentes. O importante é enviar poucas mensagens, porém com qualidade e informação pertinente.
Outra dica é gravar um vídeo seu e compartilhar por lista de transmissão para as pessoas que você conhece. Isso vai aproximar ainda mais as pessoas na sua causa!
Pedir doações é uma tarefa árdua, mas que todo e qualquer fruto é válido para que você consiga atingir o seu objetivo. O primeiro passo que você der, vai fazer a diferença!
E mais: você pode utilizar de vários meios para pedir doações; não é uma escolha única. O importante é que você consiga ter clareza do que quer. Passe isso para as pessoas e você vai ver que o resultado será positivo!
Sem comentários