O trabalho de ONGs de causa animal vai além do resgate de animais abandonados. Há muito amor envolvido e a necessidade real de ajudar bichinhos que, por algum motivo, se encontram nas ruas sem nenhuma proteção ou mínimo cuidado.
Nesse sentido, as ONGs possuem um papel importantíssimo na sociedade, inclusive por também fazerem campanhas de conscientização, castração e adoção. Dessa forma, precisamos dar a devida importância a elas e ao seu papel no resgate e cuidado dos animais. Além disso, caso você seja um simpatizante da causa animal, com certeza você vai se inspirar – seja para ajudar essas ONGs ou para criar a sua própria ONG animal!
As 3 ONGs de causa animal que iremos citar aqui são uma das maiores e mais conhecidas do Brasil – e com certeza vão te inspirar. Além disso, você também irá descobrir algumas coisas que não sabia sobre elas!
Aqui estão as 3 ONGs de causa animal que você precisa conhecer:
Ampara Animal
A ONG Ampara Animal começou a partir de uma grande amizade entre Juliana Camargo (atual presidente da ONG) e Marcele Becker (vice-presidente da ONG). Além de amigas, tinham um ideal em comum: a causa animal.
Dada a sensibilidade que já tinham pela causa e diante da dificuldade de ONGs e de protetores independentes em dar uma vida melhor e mais digna para os animais, resolveram montar a própria organização.
E assim, nasceu a Ampara Animal, em 2010. Uma ONG que transforma a vida dos animais abandonados e apoia protetores que agem por amor. Em apenas 5 anos, a Ampara Animal se tornou a maior OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de proteção animal do Brasil, tendo o maior número de animais amparados.
Além disso, em 2016, a Ampara Silvestre também foi criada, a qual tem por objetivo reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza, além de oferecer bem-estar aos animais de cativeiro.
Um fato curioso: a Ampara Animal não tem um abrigo. Afinal, elas se posicionam como uma “ONG mãe” e, dessa forma, capta recursos de empresas e distribui à ONGs e protetores cadastrados em um sistema de rodízio.
Instituto Luisa Mell
Primeiramente, muitas pessoas conheceram a Luisa Mell na época em que ela apresentava um programa de TV com foco em animais, não é mesmo? E esse amor aos bichinhos é real! O Instituto Luisa Mell foi fundado em 2015, atuando no resgate de animais feridos e em situação de risco. Além disso, também trabalha com a reabilitação desses animais e na adoção deles.
O trabalho do Instituto tem algumas principais etapas, sendo elas:
- A denúncia – onde são analisadas fotos dos animais para ver a gravidade da situação deles; o telefone de contato, para saber da veracidade da informação; e o endereço.
- O resgate dos animais;
- Além do envio ao hospital, em que ficam aproximadamente 10 dias para tratamento de doenças (caso haja), fazer exames, tomar vacinas, ser castrado e, por fim, estarem habilitados para a adoção!
Cão sem dono
Outra grande ONG de causa animal é a “Cão sem Dono”. Ela nasceu em 2005 a partir de um sonho: tirar o maior número possível de animais das ruas, dar o tratamento que eles merecem e integrá-los a famílias que dão amor, carinho e uma vida digna.
Ao mesmo tempo, a ONG também atua em áreas de desastres, onde exigem-se resgates de grandes proporções, além de atuar também em mutirões de castração, atendimento veterinário e campanhas de conscientização.
Atualmente, são 450 animais constantemente aos cuidados de veterinários e tratados com muito amor e carinho por todos. Atualmente, possuem 2 abrigos, sendo a sede em Itapecerica da Serra, em SP, e estão abertos todos os dias para quem quiser visitá-los. Em síntese, é só entrar em contato por e-mail e agendar sua visita!
É através de histórias inspiradoras como as dessas 3 ONGs de causa animal que percebemos o quanto elas são necessárias e atuam, às vezes, sem sabermos. Por trás de cada animal resgatado, existe uma história que precisa ser cuidada e respeitada, além de trazer os melhores meios para acolher e cuidar de seus traumas.
Conteúdos relacionados:
Sem comentários