Tire suas dúvidas sobre vaquinhas online para casamento!
Quando o planejamento é se casar, uma das primeiras coisas a pensar é a questão financeira. Afinal, para desfrutar de um dia de festa e comemoração, como o casamento, é impossível não desembolsar nenhum dinheiro – e é por isso que vamos falar sobre vaquinhas online para casamento.
Hoje em dia, muitas pessoas procuram por alternativas para conseguir juntar esse dinheiro e cada vez mais há ajudas colaborativas – ou seja, uma contribuição vinda de amigos e familiares com o objetivo de viabilizar o casamento.
Além disso, há alternativas ao casamento tradicional, em que se gasta menos e pode ser tão divertido e especial quanto aos eventos tradicionais.
Quer tirar suas dúvidas sobre vaquinhas online para casamento? Listamos as 5 dúvidas mais comuns para que você consiga esclarecer tudo sobre este assunto!
1. Vale a pena fazer a vaquinha online para casamento?
Sim, vale muito a pena fazer! Mas tem um pré-requisito que é muito importante e pode ser crucial para que a vaquinha dê certo: você precisa do apoio de amigos e da família dos noivos, para que o objetivo seja alcançado. Afinal, este tipo de vaquinha tem como principais contribuidores as pessoas mais próximas – que, normalmente, seriam as convidadas para o casamento.
Mas, já houve casos de vaquinhas para casamento que receberam contribuições de pessoas que não conheciam o casal. Sabe como? Bem, eles foram honestos, descreveram a história deles – os momentos de alegria e os momentos difíceis. E o que foi crucial para que as pessoas desconhecidas contribuíssem, foi a empatia à história deles.
2. Por onde começar?
Faça um planejamento e um levantamento dos gastos que haveria com o casamento. Veja o quanto você poderia desembolsar e quanto seria necessário ser arrecadado na vaquinha. Detalhe muito bem todos os custos para que não falte dinheiro depois que atingir a meta. Assim, é só criar a vaquinha e contar sobre o objetivo dela.
3. Como pedir contribuição para minha vaquinha online para casamento?
Muitas pessoas ficam sem jeito em abordar amigos ou parentes para contribuírem com uma vaquinha online para casamento. Mas uma das melhores formas de fazer esse pedido é começar expressando o porquê vocês estão fazendo a vaquinha.
E não poderá ser uma resposta vaga! Vale ressaltar pontos importantes, como: é um sonho do casal, há uma grande vontade de reunir pessoas importantes na vida do casal para uma celebração, presentes de casamento não seriam pedidos (ou, se fosse caso, a contribuição seria o próprio presente de casamento).
O mais importante é ser sincero e honesto e transmitir isso a quem você está pedindo as contribuições. Você pode até criar um banner pequeno, que se assemelha a um convite – virtual ou impresso – em que, além de obter uma história curta dos noivos, é informado sobre a vaquinha online e o casamento.
4. Como faço para obter sucesso?
Como dito anteriormente, uma das chaves para o sucesso é engajar amigos e familiares nessa jornada. Afinal, pessoas muito queridas, que gostam do casal, com certeza contribuirão com a vaquinha online para casamento. O ideal é que cada um que contribuísse fosse um convidado garantido do casamento (caso se criasse uma vaquinha privada para um número específico de pessoas).
Além disso, você pode detalhar os custos da festa do casamento para compartilhar com eles e ser o mais transparente possível. Peça conselhos e opiniões para com esses gastos – seja uma indicação de um buffet, opções mais em conta, entre outros.
5. O que pode dar errado e como reverter?
O máximo que pode acontecer é você não conseguir arrecadar nenhum valor (o que não é provável, se você considerou o que foi informado acima) ou não arrecadar o valor suficiente.
Neste último caso, o ideal é, antes de criar a vaquinha online para casamento, definir se o valor seria devolvido para cada um que contribuiu, ou o valor arrecadado seria utilizado para fazer uma festa mais singela. Assim, além de evitar possíveis desentendimentos, as pessoas que contribuírem já iriam saber o que ocorreria caso a meta não fosse atingida.
Agora que tiramos as dúvidas mais comuns de vaquinha online para casamento, converse com seu parceiro ou sua parceira e planeje os gastos para poder criar a vaquinha!
Sem comentários