Assistir filmes sobre causas sociais é uma excelente forma de buscar inspiração, seja para quem quer começar o próprio projeto, seja para quem deseja contribuir com iniciativas que já existem.
Se você está pensando em entrar em uma campanha para ajudar outras pessoas, já deve saber que existem várias formas de fazer isso. E, o mais importante: cada atitude conta! Não pense apenas em grandes gestos, mas que cada iniciativa pode fazer a diferença.
E para ajudar a começar, preparamos uma lista com 8 filmes que abordam importantes causas sociais e temas que merecem um olhar especial de toda a sociedade.
1. Parasita (2019)
O filme Parasita, que ganhou o Oscar em 2020, aborda uma série de questões a respeito das diferenças sociais na Coreia do Sul (— e que podem ser aplicadas a diversos países do mundo).
A família Ki-taek vive em um porão, no subúrbio, e todos os seus membros estão desempregados. Graças à indicação de um amigo, o filho adolescente começa a dar aulas de inglês para a filha mais velha de um família rica, que vive em uma casa luxuosa.
Os Ki-taek então bolam um plano para que todos eles consigam um emprego na casa, o que acontece por meio de várias mentiras e segredos.
Parasita aborda as diferenças de classes —– o que fica bem claro até pelo ângulo das câmeras; o desejo de ascensão social da família pobre; e como coisas rotineiras, a exemplo de uma chuva, trazem impactos diferentes, de acordo com as condições de vida de cada um.
O filme pode ser assistido gratuitamente pela plataforma de streaming da SKY para quem é cliente da operadora.
2. Extraordinário (2017)
Baseado no livro homônimo de R.J. Palacio (2012), “Extraordinário” apresenta Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um garoto com deformação facial que, aos 10 anos de idade, já passou por 27 cirurgias.
Depois de anos estudando em casa, ele vai entrar na escola, em que passa por diversas situações de bullying. O filme aborda como essas “brincadeiras” atrapalham a vida escolar de diversos alunos e podem se tornar um problema no futuro.
Além disso, discute alternativas para vencer essa situação. Extraordinário está disponível no Telecine On Demand, que pode ser acessado pelas plataformas on demand da SKY, Claro (NET) e Vivo.
Já pensou em criar um projeto para educar as crianças sobre os problemas relacionados ao bullying? Esse filme certamente vai te inspirar!
3. Patch Adams – o amor é contagioso (1998)
Após uma tentativa de suicídio, Hunter Adams (Robin Williams) se interna em um sanatório por vontade própria. Por se dedicar muito aos outros internos, ele decide ser médico. Ao sair da instituição, ingressa na faculdade de medicina.
No começo, o estudante provoca espanto nos professores e outros colegas por praticar métodos nada convencionais para a época (o filme começa em 1969). Adams propunha um tratamento mais próximo, proporcionando ao paciente mais alegria, mesmo em situações delicadas.
O filme inspira causas sociais pois mostra que, além dos tratamentos científicos, os pacientes internados em hospitais precisam de dignidade e qualidade de vida.
Outro ponto que merece destaque é mostrar que não existe hora para começar a praticar o bem e impactar positivamente a vida de outras pessoas.
O filme pode ser assistido pela plataforma de streaming Looke.
4. Um dia eu voltaria (2017)
Esse documentário brasileiro conta a história de Letícia Mello, que fez uma viagem de seis meses pela região sudeste da Ásia em 2013, onde foi voluntária em diversos projetos.
Tailândia, Camboja e Vietnã foram os cenários desse filme independente, que mostra Letícia em uma jornada em busca de propósito.
Ela ensinou inglês para crianças carentes, jovens, monges, policiais e agricultores em troca de alimentação e hospedagem. Em 2016, ela retornou à Ásia para visitar os projetos dos quais participou três anos antes.
O filme mostra como as causas sociais conferem mais propósito à nossa existência e podem transformar a maneira como vivemos.
O documentário está disponível na plataforma de streaming do canal Telecine, que pode ser acessado por clientes de qualquer TV por assinatura.
5. Selma – uma luta pela igualdade (2014)
O filme Selma aborda a biografia de Martin Luther King Jr (David Oyelowo). A produção destaca as marchas pacifistas das quais o ativista participou com outros manifestantes, no anos de 1965, entre as cidades de Selma e Montgomery.
O objetivo era garantir o direito a voto à comunidade afro-americana, que, na época, não participava de eleições nos Estados Unidos. Vale a pena ver esse filme porque ele mostra a importância de questionar o status quo e lutar por direitos das minorias.
Você também pode assistir esse filme pela plataforma de streaming do Telecine.
6. Que horas ela volta? (2015)
Essa produção nacional apresenta Val (Regina Casé), que sai de Recife e vai para São Paulo em busca de melhores condições para sua filha Jéssica (Camila Márdila).
No período de vestibular, Jéssica se hospeda na casa dos patrões de Val, onde passa a questionar diversas regras, comportamentos e a forma como a mãe é tratada pelos empregadores.
O filme aborda algumas temáticas importantes: a migração de nordestinos para o sudeste em busca de trabalho, as diferenças sociais entre classes, e a forma como, até hoje, empregadas domésticas são colocadas à parte nas casas em que trabalham, sendo “quase-da-família” apenas quando é conveniente para os patrões.
A produção está disponível no Telecine On Demand e na GlobosatPlay
7. Infiltrado na Klan (2018)
Infiltrado na Klan conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro que, em 1978, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan de Colorado.
Baseado em uma história real, o filme mostra a trajetória do policial que, em meses de investigação, conseguiu sabotar uma série de crimes.
A produção faz paralelos com os dias atuais, para ressaltar como o racismo continua forte e ainda é uma causa social importante, que precisa ser abordada de diferentes formas.
O filme está disponível no Telecine Play.
8. Erin Brockovich – uma mulher de talento ( 2000)
Essa cinebiografia traz Julia Roberts interpretando Erin Brockovich, mãe de três filhos que trabalha em um escritório de advocacia. Ela descobre que a água da cidade está contaminando muitas pessoas e começa a trabalhar no caso.
Seu objetivo é conseguir 333 milhões de dólares de indenização da companhia responsável pelo abastecimento de água na cidade — mesmo sem ter os conhecimentos de uma advogada formada.
O filme destaca a luta por direitos e por justiça para a sociedade — e não apenas para fins pessoais.
Você pode assistir ao filme alugando o título pelo Google Play ou pelo YouTube.
A importância das causas sociais
As causas sociais — geralmente cobertas por instituições do terceiro setor — são essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
O primeiro setor, que é o Governo, seria o principal responsável por questões sociais, mas, nem sempre, consegue atender todas as demandas. Então, surgem movimentos, instituições e organizações que buscam soluções para diversos problemas.
Atualmente, existem diversas causas sociais com as quais você pode contribuir: combate à desigualdade, acesso à educação, preservação do meio ambiente, entre outras.
Você também pode ajudar
Ajudar causas sociais é mais simples do que você imagina. É possível criar uma vaquinha online, por exemplo, para arrecadar fundos para uma instituição específica.
Você também pode ser voluntário em um projeto e colocar a mão na massa. E isso vale para quem passa a fazer parte da equipe ou contribui com serviços importantes, como divulgação de uma ONG, assistência jurídica e orientação financeira.
Para quem é dono de algum negócio, o apoio ou patrocínio a projetos sociais é uma via de mão dupla: sua empresa contribui com uma causa importante e ainda agrega valor à sua marca. Muito bom, não é mesmo?
Se você gostou das nossas dicas, acompanhe a Abacashi pelo Facebook, Instagram e Twitter para saber mais novidades sobre vaquinhas coletivas e organizações sociais.
________________________________________________________________________
Este conteúdo foi produzido em parceria com o site Melhor Plano, que compara planos de celular, internet, tv por assinatura, combo e telefone fixo, ajudando as pessoas a economizarem.
Sem comentários