Escolher uma boa plataforma de financiamento coletivo é o primeiro passo para fazer uma arrecadação de sucesso. Afinal, quando essa solução é de uma empresa confiável, aumenta-se o nível de confiança das pessoas na hora de fazerem suas doações, além de dar mais tranquilidade em relação à segurança das informações, tanto para a transferência do valor quanto de quem está colaborando com o projeto.
Esse tipo de iniciativa não é mais novidade no Brasil, que já conta com várias opções nacionais. Quer entender como escolher a melhor plataforma? Então, continue a leitura!
Quais são os benefícios do financiamento coletivo?
O primeiro benefício — e mais óbvio —, é a arrecadação de verba para projetos que você não conseguiria realizar sozinho. Dentro disso, vale desde algo que seja importante para você até projetos que tenham uma abrangência maior e afetem a vida de outras pessoas.
Como benefícios secundários, é possível testar a viabilidade de um projeto ou produto e também se organizar para uma produção limitada, avaliando a aceitação no mercado. Com isso, é possível dar o primeiro passo para um investimento de maior proporção.
Como escolher a melhor plataforma de financiamento coletivo?
Separamos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer a melhor escolha.
1. Verifique os tipos de arrecadação
Vale a pena checar os tipos de arrecadação permitidos pela plataforma, que podem ser pessoais (para financiar uma viagem ou uma festa, por exemplo), criativos (financiamento de livros, filmes e projetos culturais), ou de colaboração (campanhas de apoio para financiamento de cirurgias, tratamentos ou ONGs).
Procure escolher uma solução que se adeque à proposta para a qual você está montando a vaquinha, evitando problemas posteriores.
2. Compare as taxas cobradas
A cobrança de taxas pode variar entre uma plataforma e outra, mas deve ser considerada na hora de escolher a solução ideal para a sua campanha de arrecadação. Algumas cobram por porcentagem, outras têm um valor fixo sobre cada doação.
Considere essas informações na hora de decidir qual plataforma escolher e, principalmente, quando fizer o cálculo do valor a ser arrecadado.
3. Conheça os recursos da plataforma
Avalie também as facilidades que a plataforma oferece, como capacidade de personalização da proposta, facilidade para transferência do valor, ferramentas de compartilhamento, prazo para recebimento, entre outros detalhes.
Essas facilidades podem fazer toda a diferença na hora de administrar a vaquinha, afetando tanto a capacidade de arrecadação como a facilidade na hora de usar o dinheiro.
4. Avalie a segurança da ferramenta
Como todas as transações são feitas online, uma boa plataforma deve garantir não só a segurança dos valores depositados, como o sigilo das informações, evitando vazamento ou invasões.
Uma boa sugestão é o uso de sites seguros, com criptografia. Quanto mais seguro e confiável for a página e o aplicativo, mais tranquilidade você terá durante a campanha.
Com essas 4 dicas, você conseguirá contratar uma plataforma de financiamento coletivo que ajude a alcançar o objetivo e que traga tranquilidade durante as transações e saque do valor, oferecendo um bom suporte se surgirem dúvidas ou dificuldades. Lembre-se que ter essa garantia é essencial para o sucesso da arrecadação.
Aproveite para conhecer o Abacashi e como podemos ajudar com a sua vaquinha online!
Sem comentários