As organizações não governamentais são instituições muito comuns pelo país e têm como missão ajudar a uma determinada causa social. Para que elas sejam efetivas, porém, é necessário apostar e investir em um bom marketing para ONGs.
Com uma estratégia de marketing bem elaborada, é possível atrair a atenção do público e garantir a arrecadação de fundos para dar continuidade aos trabalhos da instituição.
Se você quer saber como melhorar o marketing de sua ONG, confira as dicas que nós daremos abaixo!
1. Use as redes sociais
As redes sociais são excelentes canais de divulgação, principalmente porque elas se tornaram muito presentes no dia a dia de pessoas que compõem diferentes públicos. Além disso, é possível criar páginas para a sua ONG de forma gratuita e impulsionar as publicações com pequenas quantias de dinheiro.
Sendo assim, aposte em redes, como o Facebook e o Instagram, para divulgar as atividades da instituição e convidar as pessoas para conhecer o trabalho realizado. Com isso, você se aproxima do público e tem mais chances de conquistar a simpatia para sua causa.
2. Aposte em blogs e geração de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma tendência em comunicação. Com ele, você demonstra autoridade no assunto a partir de um conteúdo bem preparado, capaz de informar seus leitores sobre sua área de atuação. Além disso, por meio das estratégias de SEO, você tem a possibilidade de destacar suas páginas nos motores de busca.
Uma das principais ferramentas desse tipo de marketing é o blog, um tipo de site que permite postar textos nos quais você pode explorar diferentes temáticas relacionadas à causa que sua ONG explora.
3. Crie uma página em plataformas de arrecadação
A maior parte das ONGs precisa de doações de simpatizantes para continuar funcionando e trabalhando em prol de suas causas. Uma forma de potencializar a arrecadação é criando campanhas em plataformas online que permitem receber quantias em dinheiro e sacar ao atingir a meta.
Assim, você facilita a vida de seus contribuintes, que podem fazer doações com apenas alguns cliques e utilizando opções de pagamento, como boleto ou cartões. Além disso, essas plataformas apresentam a vantagem de ampliar seu público, já que pessoas de todo o mundo podem contribuir por meio da internet.
4. Invista em materiais gráficos
Os materiais gráficos são parte fundamental de uma boa comunicação para qualquer tipo de instituição, e as ONGs não ficam de fora dessa lógica. Sabendo disso, invista na elaboração de materiais bem produzidos, pensando em uma identidade visual atraente e capaz de se relacionar com o tipo de causa com a qual a ONG trabalha.
Como você acabou de ver, existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para divulgar ações de ONGs. O importante é saber como utilizá-las a favor da causa, empregando uma linguagem que toque o coração de seus interlocutores para que eles se sintam motivados a contribuir.
Agora que você já sabe como fazer um bom marketing para ONGs, que tal receber mais conteúdos sobre arrecadação de fundos? Assine nossa newsletter e receba nossos posts em seu e-mail.
Sem comentários