A campanha de arrecadação de dinheiro pode ser utilizada para os mais diversos fins — pessoais (como viagens ou festas), profissionais ou, até mesmo, para ajudar causas sociais. Seja lá qual for a sua finalidade, ela precisa ser muito bem elaborada para que você possa garantir o sucesso e conseguir tocar seus projetos.
Hoje em dia, com a possibilidade de fazer vaquinhas online, esse processo se torna mais fácil e prático, mas é muito importante que você saiba como atrair o público-alvo e convencê-lo a fazer doações para a sua campanha.
Para que você entenda exatamente quais passos seguir para fazer uma campanha de arrecadação de sucesso, confira as dicas que nós damos abaixo!
Use o storytelling para criar o conteúdo
A técnica de storytelling é muito utilizada na publicidade como uma estratégia para gerar identificação entre o público e a marca. Ela consiste em contar uma história comovente, que pode envolver produtos ou os serviços oferecidos. É muito comum, por exemplo, ver propagandas comoventes que contam a história do relacionamento entre o consumidor e uma empresa.
Recentemente, por exemplo, a Volkswagen se despediu do Fusca com uma animação emocionante, na qual homenageia o modelo mostrando como ele fez parte da história das famílias e acompanhou gerações.
A mesma estratégia pode ser utilizada para a divulgação de sua campanha de arrecadação, especialmente se ela tem a ver com causas sociais ou, até mesmo, com a realização de uma festa de casamento. Nesse último caso, você pode, por exemplo, contar a história do casal e mostrar a importância dessa festa para os dois.
Sabendo disso tudo, invista na linguagem emotiva e capriche na contação de histórias!
Pense em uma identidade visual
É importante saber se comunicar verbalmente com o seu público, é claro, mas o visual pode fazer toda a diferença em qualquer tipo de campanha. Perceba, por exemplo, como é fácil associar cores a uma marca, como é o caso do amarelo e do vermelho com o Mc Donald’s, consagrado como uma das maiores redes de fast food do mundo.
Sendo assim, se você está tentando atrair doadores para uma causa, a regra não é diferente. Aposte na criação de uma identidade visual atraente e que seja capaz de comunicar ao público sobre sua campanha, utilizando as cores e formas adequadas, além de meios de divulgação.
Se você pretende utilizar o dinheiro para realizar um evento corporativo, por exemplo, pense em empregar as mesmas cores da empresa que está promovendo as atividades. Já as festas permitem abusar da criatividade e caprichar em cores e formas mais descontraídas.
Realize sessões de fotos divertidas e criativas
As plataformas de arrecadação permitem que você faça o upload de fotos e vídeos na página da sua campanha, e você deve usar e abusar desse recurso como incremento. Nesse sentido, uma ideia é realizar uma sessão de fotos que atraia a atenção do público, utilizando-se do humor e da criatividade para tanto.
Essa ideia é perfeita especialmente para pessoas que estão coletando doações para realizar uma festa ou uma viagem, além de outros projetos pessoais. Além disso, pode ser utilizada no caso de doações para causas de animais.
Grave vídeos curtos
Hoje em dia, o acesso a câmeras está muito facilitado graças aos smartphones, e qualquer pessoa pode gravar vídeos para postar na internet, com os mais diversos conteúdos. Nossa dica, então, é que você pode se valer desse recurso em sua campanha de arrecadação.
Assim como as fotos, pequenos vídeos criativos podem ser uma excelente maneira de aproximar o público de sua campanha e convencê-lo a realizar as doações. Além disso, eles são ótimos para informar detalhes de forma rápida e eficiente.
Elabore recompensas criativas
Você já ouviu falar em crowdfunding? Mais conhecido no Brasil como “financiamento coletivo”, ele consiste na arrecadação de dinheiro pela internet para um determinado fim, como uma vaquinha 2.0. Seu diferencial está na oferta de recompensas para os doadores, que costumam variar de acordo com o montante doado.
Essa estratégia é muito utilizada por pessoas que usam as campanhas para realizar produções culturais, como livros, exposições e discos. A cantora Elza Soares, por exemplo, utilizou uma plataforma de arrecadação para a realização do DVD “A Mulher do Fim do Mundo” e ofereceu, como recompensa, algumas coisas, por exemplo, uma cópia do próprio DVD, ingressos para um show, um LP e, até mesmo, uma conversa com o fã.
Sabendo disso, considere oferecer recompensas e capriche na criatividade para que as pessoas se sintam estimuladas a participar e a receber um mimo em troca da colaboração com a sua causa.
Planeje as ações nas mídias sociais
Depois que sua campanha já estiver no ar, será hora de partir para a divulgação e tentar atingir o máximo de pessoas possível. Hoje em dia, os meios mais democráticos para fazer divulgações são as mídias sociais, como o Instagram e o Facebook, que contam com um grande número de usuários e ainda possibilitam criar páginas gratuitamente.
Sendo assim, o primeiro passo que você deve tomar nesse sentido é criar uma página para compartilhar as informações sobre sua campanha de arrecadação. Lembre-se de caprichar nos materiais de divulgação, como folders, e, até mesmo, nos textos, prezando sempre pela clareza e por fornecer o máximo de detalhes ao seu público.
Além disso, não se esqueça de pedir a ajuda de seus amigos e familiares para dar início à divulgação, a partir do compartilhamento, que funciona como um “boca a boca” online, espalhando a informação pela rede e alcançando um número maior de pessoas.
É importante frisar, ainda, que não basta criar a campanha seguindo esses passos para garantir que ela será um sucesso. Durante todo o período de doações, é fundamental acompanhar de perto o avanço para identificar se a arrecadação está atendendo às expectativas. Seguindo essa dica, você terá condições de avaliar se suas estratégias estão sendo eficientes. Caso contrário, deverá elaborar novas maneiras de atrair doações.
Agora que você já sabe como fazer uma boa campanha de arrecadação de dinheiro, que tal ficar por dentro de nossas novidades? Siga-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram e acompanhe as nossas publicações!
Sem comentários