Durante a Pandemia do COVID-19 (ainda em curso) fizemos uma série de entrevistas com estabelecimentos e Organizações cadastradas na nossa plataforma, que buscaram a vaquinha on-line como alternativa para crise econômica que se instaurou.
A entrevista de hoje foi com o Adote Uma Planta, uma campanha que surgiu para ajudar a cadeia produtiva de plantas em São Paulo. Confira como foi a experiência deles:
Conte um pouco sobre você, o movimento 90 e o projeto “Adote Uma Planta” 🙂
Sou Guil Blanche, fundador e paisagista titular do m.90º, negócio de impacto que nasceu em 2013 com o propósito de aumentar a quantidade de área verde nas cidades através das mais diferentes escalas de atuação, desde casas até espaços públicos. Nos últimos anos executamos mais 25 mil m² de jardins verticais e tetos verdes.
Com a pandemia e o consequentemente isolamento social, percebemos que toda nossa cadeia produtiva, desde produtores, até caminhoneiros, jardineiros, agrônomos, arquitetos, perderiam sua renda quase que integralmente. Para tentar apoiar e diminuir o impacto negativo da crise para nós e nosso parceiros de anos fizemos uma selação com os produtores que mais trabalhamos de plantas boas para viverem dentro de casa e lançamos a campanha Adote um Planta.
As pessoas escolhem suas plantas, apoiam a campanha e recebem suas espécies em casa na semana seguinte.
Como conheceram a plataforma do Abacashi?
Nosso escritório é em Santa Cecília. Tomamos café todo dia no Takko. Apoiei eles no Abacashi e tive a ideia de expandir nossa campanha que antes só estava no Instagram também para a plataforma.
Você achou fácil utilizá-la?
Achamos fácil sim!
Como a plataforma ajudou e irá ajudar no projeto?
Na primeira rodada no Abachashi nós quase batemos nossa meta, conseguimos apoio de mais de 200 pessoas. Lançamos agora a segunda rodada e estamos otimistas que bateremos a meta!
Com os resultados obtidos com este financiamento coletivo, o que você pode fazer ou que passos conseguiu tomar?
Com a primeira rodada a maior parte da nossa cadeia produtiva teve no mês de Abril quase 100% da sua receita. Foram mais de 500 plantas entregues nas casas das pessoas. Além de segurar a barra dos produtores, jardineiros etc, esperamos que a campanha tenha levado mais alegria para casa dos apoiadores.
O que você achou de mais legal na mobilização das pessoas para ajudarem neste projeto (seja compartilhando ou contribuindo)?
A maioria das pessoas fica muito feliz em receber as plantas em casa! As pessoas compartilham e elogiam muito.
O que vocês aprenderam (e estão aprendendo) e qual a experiência que vocês tem tirado desse momento de isolamento social e pandemia?
Tivemos grandes desafios de distribuição e atendimento. Não tínhamos experiência com essas atividades nesse volume. Estamos nos esforçando muito para manter a qualidade e os prazos! Nem sempre conseguimos, mas fazemos de tudo para reverter quando erramos.
Esse momento nos mostrou o quanto é importante trabalhar com gente séria, comprometida, responsável e autônoma. Nos momentos difíceis como esse todo mundo sente, mas quando podemos nos apoiar mutuamente conseguimos segurar a barra juntos, e ainda ajudar pessoas que estejam mais vulneráveis que nós!
Sem comentários