Um dos primeiros pensamentos que devem ocorrer, até mesmo antes de criar uma vaquinha, é: como incentivar doações para alcançar a meta na minha arrecadação coletiva? Uma vez que dependemos da força do coletivo para conseguir sucesso em uma campanha, parece ser até impossível que isso ocorra.
E aí, aparece a pergunta: mas por que as pessoas doariam na minha arrecadação coletiva? Para respondermos essa pergunta, é mais fácil pensar de forma inversa. Afinal, o que fazem as pessoas doarem? Grande parte das respostas, de acordo com uma pesquisa que fizemos no Abacashi, foi a empatia. E pasmem: a maioria dos pesquisados doaram para pessoas que não conheciam.
Assim, sabendo que as doações não só são possíveis como atingíveis, vamos passar algumas formas úteis de incentivar as doações na arrecadação coletiva. Para isso, separaremos os momentos de doação em 3 principais fases. São elas:
Fase Inicial
Nesta fase, você acabou de criar a campanha. É o momento de maior empolgação e onde tudo é novo – para você e para aqueles que você for divulgar a vaquinha.
Para incentivar doações na sua arrecadação coletiva, nada melhor do que se apropriar do bom e velho WhatsApp. Além disso, plataformas com o Instagram e Facebook também poderão te ajudar a alcançar aquelas pessoas que você conhece.
Aqui, provavelmente as doações serão feitas por pessoas próximas a você – parentes, amigos e colegas do trabalho.
Fase intermediária
Talvez essa seja a fase mais difícil. Pois neste momento a campanha pode ter “esfriado”, ou seja, aquelas pessoas que você conhece já realizaram suas doações e você pode ter a impressão de que a campanha estagnou.
Sendo assim, você precisará colocar a criatividade para trabalhar e inovar nas suas divulgações. Por exemplo: crie conteúdos em vídeo para divulgar e falar mais sobre sua campanha de arrecadação. As pessoas, principalmente nas redes sociais, amam vídeos! E criar alguns pode ser uma forma nova de fazer aquela divulgação com mais empolgação. Além disso, aumenta a chance de outras pessoas verem – inclusive aquelas que você não conhece.
Fase final
Se a sua campanha está perto da data de término ou se já passou quase um ano desde sua criação, pode ser que ela esteja na fase final. Nessa fase, o desânimo não pode ter vez. É hora de dar tudo de si para que você consiga incentivar doações na arrecadação coletiva.
Divulgue em grupos da internet, nas redes sociais, até mesmo em locais físicos – caso eles tenham alguma relação com a sua campanha. Tente fazer com que sua campanha alcance influencers (ou mesmo microinfluencers). Porém, lembre-se de buscar pessoas que tenham a ver, de alguma forma, com a sua campanha.
Mas fique atento: nenhuma das dicas acima darão certo se você não tiver em mente que a vontade e a necessidade de criar uma arrecadação coletiva deve ser genuína. Pois só assim você conseguirá fazer com que as pessoas vejam como você vê – o seu sonho, a sua necessidade, o seu desejo. Se você não tem dúvidas do quão importante isso é para você, pode ter certeza de que a arrecadação será um sucesso.
Conteúdos relacionados:
Sem comentários