Você já ouviu falar nos termos vaquinha pública e vaquinha privada? Costuma-se criar essas vaquinhas em determinados sites de vaquinhas online. Basicamente, são dois tipos diferentes que podem ser escolhidas de acordo com o seu objetivo.
Ambas as vaquinhas possuem o conceito raiz da vaquinha online: arrecadar dinheiro através da ajuda de outras pessoas na internet. Continue lendo para saber das diferenças entre a vaquinha pública e a vaquinha privada!
Afinal, qual é a diferença entre a vaquinha pública e a vaquinha privada?
A vaquinha pública é um tipo de campanha aberta ao público – ou seja, este pode encontrar sua vaquinha buscando diretamente pelo site do Abacashi, procurando no Google ou até mesmo acessar diretamente pelo endereço da página.
No entanto, a vaquinha privada é restrita e exclusiva para aquelas pessoas que recebem o link do endereço da página. Então, ela não fica disponível para qualquer pessoa encontrar e, por isso, possui o nome de “vaquinha privada”.
Quando optar pela vaquinha pública ou pela vaquinha privada?
Você irá optar pela vaquinha pública quando seu objetivo de campanha for receber o maior número de doações possíveis, vindo de qualquer pessoa. Dessa forma, quanto mais pessoas encontrarem sua vaquinha ou quanto mais sua vaquinha for divulgada ou espalhada, melhor será para você.
Exemplos de vaquinha pública:
- Captar recursos financeiros para uma ONG que você faz parte;
- Conseguir doações para ajudar animais abandonados, sendo um protetor independente;
- Fazer uma campanha de arrecadação para saúde, com o objetivo de pagar uma cirurgia e/ou despesas médicas para quem não tem condições;
- Arrecadar um valor por financiamento coletivo para o projeto cultural que você faz parte e apoia;
- Obter fundos para publicar um livro próprio;
Entre outros.
Por outro lado, a vaquinha privada é ideal para centralizar a arrecadação de dinheiro de um determinado grupo, já pré-determinado. Normalmente, opta-se por esta vaquinha para objetivos mais particulares e próprios.
Exemplos de vaquinha privada:
- Arrecadar fundos para a lua de mel, ao invés de pedir presentes de casamento;
- Juntar amigos para contribuírem financeiramente para um presente coletivo para uma pessoa querida;
- Usar a campanha como um “banco” entre amigos, onde cada pessoa debita um valor mensal com objetivo futuro de alugarem uma casa e fazerem um churrasco, por exemplo.
Como faço para criar?
É super simples. Então, entre no Abacashi e realize o cadastro ou o Log in. Assim, no momento de criação da vaquinha, já é mostrada uma opção para que você faça essa escolha. Após isso, é só personalizar, como na criação de qualquer outra vaquinha online. Não tem erro!
Então, vimos neste artigo que as diferenças principais encontradas na vaquinha pública e na vaquinha privada basicamente se dão pelo fato de serem abertas ao público geral (qualquer pessoa poderia encontrar a vaquinha) ou seria restrita para determinadas pessoas (apenas quem possui o link conseguiria encontrar e acessar).
Qualquer pessoa poderá fazer qualquer uma das duas campanhas – inclusive, até ao mesmo tempo. Só dependerá do objetivo e o que ela busca!
Conteúdos relacionados:
Sem comentários