Nos últimos dias, as notícias sobre a ocupação do Afeganistão pelo Talibã estamparam os jornais do mundo todo. Em menos de 24h após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, o Talibã, grupo radical que governou o país há 20 anos, voltou a ocupar Cabul, a capital e mais populosa cidade do Afeganistão. A crise humanitária gerada pela dominação do Talibã fez com que diversos países se mobilizassem para ajudar o povo afegão a deixar o país. No Brasil, você pode ajudá-los através da Vaquinha Apoia: Ajuda aos Afegãos.
Após a ocupação do Afeganistão pelo Talibã, milhares de afegãos passaram a lotar as pistas de voo do Aeroporto Internacional Hamid Karzai. Diversos civis morreram ao se pendurarem em aviões na tentativa fatal de deixar a pátria e escapar do Talibã.
Ultrapassando as fronteiras do financiamento coletivo, o Abacashi acaba de lançar uma campanha de crowdfunding a qual visa resgatar mais de 300 civis do Afeganistão em parceria com a Go Fund Me, que já arrecadou mais de 6 milhões de dólares em prol de diversas famílias afegãs que estão sendo evacuadas do território ocupado pelo Talibã.
O que é o Talibã?
O Talibã é um dos grupos armados que mais viola direitos humanos no mundo. As lembranças do regime brutal imposto pelo grupo radical na década de 1990, quando toda a expressão cultural (cinema, música e TV) foi proibida, as pessoas eram castigadas e as mulheres confinadas, espalham o pânico entre a população.
Diversos ativistas e jornalistas foram mortos desde que o Talibã voltou a ocupar a capital. As mulheres afegãs são as mais ameaçadas pela organização, visto que o Talibã as considera seres inferiores perante os homens. Além delas, os principais alvos dos fundamentalistas são advogados de direitos humanos, defensores dos direitos das mulheres, jornalistas e funcionários do governo.
Agora, o Talibã está indo de porta em porta em busca das pessoas que estão na sua lista e, assim que encontrá-las, irão assassiná-las brutalmente. Toda a comunidade internacional alerta que o Afeganistão está à beira de uma catástrofe humanitária. Mulheres e crianças representam 80% dos 250 mil afegãos que estão sendo obrigados a abandonarem suas casas na tentativa de escapar da violência.
Como ajudar o povo afegão?
Em parceria com a Go Fund Me, o Abacashi está mobilizando os brasileiros na arrecadação de recursos a serem utilizados na evacuação da população afegã da região ocupada pelo Talibã. O objetivo é salvar pessoas que não têm chances de sobreviver no Afeganistão a não ser que deixem o país imediatamente.
Tendo em vista essa crise humanitária, estamos pedindo a sua ajuda para resgatarmos mais de 300 almas afegãs alvos do Talibã, que correm o risco imediato de serem executados junto com suas famílias. O valor arrecadado na campanha servirá para mobilizar dois aviões que chegarão ao Afeganistão vindos de outros países.
Todo o valor arrecadado na campanha será repassado ao Go Fund Me. Os contribuintes poderão escolher para qual ONG de proteção e ajuda ao povo afegão destinar o valor arrecadado na campanha. Para mais informações sobre as ONGs parceiras, acesse o link: Help Afghanistan.
Nos ajude a salvar essas pessoas doando através da campanha oficial de apoio aos afegãos no Brasil! Acesse: Vaquinha Apoia: Ajuda aos Afegãos.
Sem comentários