Se você ama jogos – e mais do que isso, ama criá-los –, aqui você vai saber tudo sobre financiamento coletivo para jogos! Seja qual for o tipo de jogo: para computador, para celular ou até mesmo de tabuleiro, saiba que é possível criar uma campanha para arrecadação de dinheiro que vai te ajudar nessa jornada.
De acordo com uma pesquisa do NPD Group, 82% da população brasileira joga algum tipo de game – seja em celular, em console ou portáteis. Por outro lado, a Pesquisa Game Brasil de 2019 mostra que 28% da população ainda aprecia os tradicionais jogos de tabuleiros e, 32%, os jogos de cartas.
Uma parte significativa do crescimento foi identificada no período da pandemia de COVID-19, onde muitas pessoas consumiram mais games por passarem a maior parte do tempo em casa. Assim, dado esse panorama no mundo dos jogos, percebe-se que são muitas as oportunidades que esse setor oferece para quem deseja criar seus próprios jogos.
Apesar de não ser uma tarefa fácil, hoje em dia é possível contar com um financiamento coletivo para jogos. Dessa forma, você pode contar com a ajuda de outras pessoas para arrecadar o valor necessário para desenvolver e anunciar o seu próprio jogo.
Como funciona o financiamento coletivo para jogos?
Independente de ser um jogo para computador ou de ser um jogo de tabuleiro, existem algumas premissas iguais. Primeiramente, você vai precisar fazer um levantamento de quanto dinheiro você precisaria arrecadar. Leve em conta pontos como:
- Criação do projeto;
- Matéria-prima;
- Serviços terceirizados;
- Divulgação (online ou física);
- Registros necessários.
Depois de saber o valor que precisa ser alcançado é a hora de fazer seu financiamento coletivo para jogos. Escolha uma plataforma de financiamento coletivo confiável e compare qual possui as menores taxas administrativas (já adianto que o Abacashi é uma delas). Toda plataforma de financiamento coletivo possui essa taxa – mas tem algumas que chegam até 14% do valor arrecadado – frente aos 6% da plataforma Abacashi.
Outro fator importante que fará a diferença na hora de criar seu financiamento coletivo para jogos é a utilização da opção de recompensas.
Mas o que são recompensas?
Nada mais são do que “prêmios” que as pessoas receberiam caso doassem um valor pré-determinado para sua campanha de financiamento coletivo. Você pode, por exemplo, definir que todos que contribuírem com R$100 receba seu jogo de graça. Além de você conseguir a doação de valores maiores, a pessoa que contribuir irá receber algo em troca. E isso será um incentivo a mais para te ajudarem.
Depois disso, você vai se deparar com o crucial da campanha: a divulgação da vaquinha.
Feita uma campanha legal, bonita, interessante, agora está na hora de divulgá-la. Portanto, comece falando para seus parentes e amigos que também gostam de jogos. Você faz parte de um fórum, uma comunidade que trocam informações sobre jogos? Esse é o lugar perfeito para pedir ajuda!
Mas não se esqueça: no seu financiamento coletivo para jogos, você precisa explicar a proposta do projeto detalhadamente, e, se possível, mostrar uma prévia do jogo para eles. Quanto mais próxima a pessoa se sentir do jogo, mais ela poderá se interessar e, consequentemente, realizar a doação.
O financiamento coletivo para jogos é uma forma de conseguir dinheiro para financiar a criação, o processo e a divulgação de um jogo. Caso essa seja sua necessidade, comece agora mesmo sua campanha!
Sem comentários