Saiba como dar ajuda para pessoas sem precisar gastar dinheiro!
É muito fácil se comover com alguma situação no dia a dia ou receber um pedido de ajuda e possuir uma vontade genuína de ajudar, mas não possuir dinheiro para dar apoio financeiramente.
Afinal, é só navegar um pouco na internet – seja em sites de notícia, redes sociais ou mesmo estar em um grupo de WhatsApp, que rapidamente é possível se deparar com alguém que está pedindo ajuda para uma instituição, para custear gastos de animais abandonados, e até mesmo para causas maiores, como: queimadas em uma região do Brasil, enchentes em uma cidade ou desmoronamento de terra em uma encosta.
Faz parte do ser humano querer ajudar. Assim sendo, mesmo quando não há condições financeiras, saiba que existem diversas formas de oferecer ajuda para pessoas sem gastar dinheiro!
Afinal, que ajuda nós podemos dar para as pessoas sem gastar dinheiro?
Ser voluntario
ONGs e instituições
Uma forma de ajudar sem precisar gastar dinheiro é fazer um trabalho voluntário em uma ONG ou uma instituição. Portanto, busque aquela em que você acredita nos princípios e na causa a ser ajudada e depois, entre em contato para se oferecer como voluntário.
Protetores independentes
Para você que ama animais, uma outra opção é se tornar um protetor independente. Neste caso, seu papel será resgatar animais abandonados nas ruas, oferecer os primeiros cuidados (alimentação, veterinário, vacinas) e levá-los para abrigos ou abrigá-los no seu próprio espaço, ou seja, para que você consiga ser um protetor independente é fundamental fazer parcerias com outras pessoas e arrecadar dinheiro para custear os gastos com os resgates.
Divulgar campanhas e postagens é uma boa maneira de ajuda para pessoas sem gastar dinheiro!
Em estabelecimentos
Existem muitas boas ideias e boas ações que, provavelmente, muita gente não conhece. Portanto, divulgar essas campanhas e projetos são essenciais para que eles possam crescer e possam ter um impacto cada vez maior na sociedade. Assim, você pode ajudar divulgando esses projetos em estabelecimentos que tenham ligação, de alguma forma, com a causa defendida.
Por exemplo: se você se interessou por um projeto que visa arrecadar fundos para incentivar o esporte na sua cidade, procure por escolas, ginásios e lojas de esportes para divulgar este projeto, por isso, neste caso, folders e banners são uma boa opção.
Pela internet
Com o mesmo propósito, a divulgação pela internet também visa aumentar o conhecimento do projeto ou campanha para outras pessoas. Na internet sabemos que é possível alcançar muito mais pessoas em menos tempo.
Então, use suas redes sociais e seus contatos para divulgar um projeto que você acredita e que precisa de mais visibilidade. Assim, com certeza, você ajudará sem precisar gastar dinheiro.
Usar seus conhecimentos
Para ajudar uma causa, um projeto, uma campanha
Que tal usar seus conhecimentos para ajudar uma causa? Se você gosta ou é um profissional de design, ou ter afinidade pela escrita e leitura, ou trabalha com marketing digital, você pode utilizar isso para ajudar outras pessoas sem gastar dinheiro.
Use esses conhecimentos para: criar uma postagem que explique sobre a causa; escrever um texto explicando a história e como ajudar a causa; anunciar em redes sociais.
Para ensinar alguém
Outra forma de ajudar pessoas é ensinando o que você sabe. Sejam aulas básicas de português, matemática, inglês ou informática, ou qualquer outro assunto que você domina. Existem alguns sites que buscam pessoas para ensinar a outras de forma voluntária. Já imaginou o quão gratificante seria ensinar português para refugiados, por exemplo?
Mobilizar pessoas
Tem gente que tem o dom da fala. E, se este é seu caso, você tem altas chances de ser uma pessoa que influencia e pode mobilizar pessoas para uma determinada ação social. Converse com pessoas próximas que tenham afinidade com o que você acredita e defenda! Talvez vocês possam criar um projeto ou abraçar um existente e começar a mobilizar pessoas em torno dele.
Doar o que não usa
Roupas
A doação também é uma forma de ajudar outras pessoas sem gastar dinheiro. Se você possui roupas que não usa mais e que estão em bom estado (sem rasgos, furos ou muito desgastadas) leve-as para ONGs, igrejas ou doe para mutirões.
Principalmente no inverno, há muitas campanhas do agasalho que fazem toda a diferença para que pessoas menos favorecidas possam passar a estação de forma mais confortável.
Livros
Da mesma forma que doar roupas, doar livros é uma forma de ajudar outras pessoas. Sabe aquele livro que está encostado faz muito tempo dentro do guarda-roupa? Então, que tal doá-lo para pessoas que gostem de ler e não tem a oportunidade de comprar livros novos? É um simples gesto que fará com que você passe o conhecimento para o outro.
Móveis ou eletrodomésticos
Uma cafeteira antiga, um liquidificador velho ou uma cadeira sem uso: pode ser que não signifiquem muito para você, mas para quem precisa, esses itens farão toda a diferença. Há diversas ONGs (como as Casas André Luiz) que, além de aceitar a doação de dinheiro, aceitam móveis e eletrodomésticos também. Procure por eles e dê um destino melhor para seus itens parados!
Cabelos
Sim – é possível doar cabelos. E não é tão difícil ou estranho como você pode estar imaginando. Para doar cabelos é preciso ter ao menos 20 a 30 cm para cortar. Existem ONGs, como a Cabelegria, que recebem doações de cabelo e destinam a crianças e mulheres que possuem doenças as quais as fazem perder os cabelos. É um ato de solidariedade e muito amor ao próximo.
Visitar asilos/ orfanatos
Além das alternativas que demos acima, uma outra forma de ajudar que precisa sem gastar dinheiro é visitar asilos e orfanatos. Já diremos de antemão: a experiência é realmente única. São diversos idosos e crianças carentes de carinho, afeto e amor. Uma visita com um abraço, uma conversa e que transmita atenção, já farão uma diferença gigantesca para essas pessoas.
Parece difícil, mas não é: existem diversas maneiras de ajudar as pessoas sem gastar dinheiro. Todos nós precisamos de dinheiro para sobreviver – mas, não é só ele que fará a diferença na sociedade, então, se você tiver um tempo para dedicar a alguns desses itens que separamos, com certeza, você fará a sua parte e se sentirá extremamente grato. A sensação de ajudar o outro é indescritível e só quem faz, sabe!
E, para conhecer mais soluções, conheça o site Abacashi!
Sem comentários