Um intercâmbio tem impacto bastante positivo na vida de um estudante. Só traz benefícios e aprendizados, mas sabemos que não é nada barato. Para ajudar na realização desse sonho, é possível recorrer a uma vaquinha para intercâmbio.
Se você for uma pessoa bem relacionada e desde sempre apresentar amor e dedicação genuína aos estudos, é bem provável comover as pessoas quando divulgar que precisa de um financiamento coletivo para custear as despesas do projeto de estudar fora por um tempo.
Neste post vamos mostrar a você os principais benefícios de fazer um intercâmbio, quais são os tipos mais procurados e como montar uma vaquinha online que faça as pessoas doarem para a sua viagem.
O que um intercâmbio oferece como benefício?
Estar em outro país é promover uma percepção maior do mundo e dos valores que cada nação desenvolve. E, além disso, existem outros fatores com grande relevância e que valem cada minuto vivenciado em terras estrangeiras. Confira o que você vai ganhar ao decidir fazer um intercâmbio.
Aprender uma nova língua
Ao aterrissar em outro país, esteja ciente de que terá que se comunicar e que, para isso, precisará aprender o idioma local. Assim, esse contato diário vai fazer com que você aprenda a falar muito mais rápido do que imagina.
Você precisará entender a nova língua — comunicação oral e escrita — para conviver bem durante o período de estadia e absorver melhor qualquer conteúdo da sala de aula.
Fazer amigos
É impossível partir para um intercâmbio e não voltar cheio de saudades dos novos amigos. Durante o intercâmbio, você vai conhecer muitos estudantes na mesma situação que você.
Eles podem ser nativos ou de nacionalidades diversas em busca de um aprendizado e de uma experiência enriquecedora. E você poderá, inclusive, partir para um novo intercâmbio no futuro, em outro país, a partir dessas novas amizades.
Conhecer outra cultura
A imersão cultural é inevitável para quem participa de um intercâmbio. Afinal, ao chegar em novo país, você vai aprender muito sobre a cultura local, talvez deixando de lados seus próprios costumes por um tempo. Essa é uma forma de se adaptar mais rápido ao modo de vida da cidade e do país.
A gastronomia e os hábitos obedecem muitas vezes a fatos históricos bem diferentes do seu país de origem, e conhecer outra cultura permitirá avaliar o contraste entre nações.
Turbinar o currículo
O Brasil valoriza muito quem fala outro idioma e que tenha vivenciado uma experiência em terras estrangeiras. Sendo assim, as empresas que possuem relações internacionais estão sempre de olho nos perfis mais bem preparados para exercer funções estratégicas. Portanto, após uma experiência internacional, você acaba sendo disputado no mercado de trabalho.
Quais são os principais tipos de intercâmbios?
Graduação
A graduação cursada fora do Brasil é bem vista no retorno ao país. É possível cursar uma graduação inteira, semestre ou períodos mais longos. Tudo vai depender dos seus objetivos e de como pretende aproveitar os estudos realizados na universidade estrangeira na volta.
Curso de línguas
Aprender a se comunicar em outro idioma diferente do seu país de origem é um desafio delicioso, e quando o projeto se torna mais abrangente com o objetivo de adquirir fluência, realizar um intercâmbio faz todo o sentido.
Portanto, ao decidir pelo curso de línguas, você mergulhará profundamente no desenvolvimento da compreensão e da expressão — oral e escrita —, sempre tendo contato com nativos do idioma e a cultura local. Assim, você se torna fluente bem mais rápido.
Voluntariado
Muitas organizações não governamentais (ONGs) possuem programas de voluntariado para quem deseja realizar algum trabalho social não remunerado em solo estrangeiro. Para isso, há todo um processo diferenciado que permite a atuação em um cenário onde cabe o trabalho voluntário.
Worldpackers
Nessa modalidade você troca a hospedagem e a alimentação pelo trabalho para se manter no país. Sendo assim, você acaba trabalhar por um período, mas terá a oportunidade de conhecer a cultura e melhorar o idioma.
E você? Ficou tentado a fazer as malas depois de conhecer os benefícios e os tipos de intercâmbios? Pois então gr,ave um vídeo contando a sua história de sonhos e crie uma vaquinha para intercâmbio.
É fácil: basta encontrar uma plataforma especializada nesse tipo de atividade, se inscrever, aceitar os termos e condições, personalizar sua página e começar a compartilhar sua vaquinha entre amigos e conhecidos. Você poderá fazer isso por meio das redes sociais para alcançar o maior número possível de incentivadores.
O Abacashi é uma plataforma online colaborativa que aproxima o organizador do participante e facilita a arrecadação de dinheiro para projetos diversos. Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco e saiba de todos os detalhes para organizar a sua vaquinha para intercâmbio.
Sem comentários