Para criar uma campanha de financiamento coletivo é preciso escolher uma plataforma, incluir as informações e propostas, convidar os amigos, divulgar nas redes e, quando alcançar o valor, retirar ou transferir os valores.
Precisando criar uma campanha de crowdfunding (vaquinha online), mas não sabe como começar nem se ela trará o retorno esperado? Bom, já adiantamos que não é só lançar um projeto e achar que o dinheiro vai cair do céu. É fundamental ter um propósito bem definido e seguir alguns passos básicos para garantir o sucesso do trabalho.
Como nós entendemos do assunto e confiamos no seu potencial, preparamos este post para mostrar como criar uma campanha de crowdfunding certeira e com muito mais chances de render bons resultados. Vamos ao que interessa!
Como funciona uma vaquinha online?
Antes de tudo, é bom entender como funcionam as vaquinhas online. De começo, é preciso escolher um site especializado nisso, o que requer uma boa pesquisa.
Afinal, a maioria cobra taxas altas e demora um tempão para liberar o dinheiro, com exceção do Abacashi que, sem dúvidas, é a plataforma mais camarada nesses quesitos. A taxa é baixinha e a grana é liberada em até 72h. Perfeito, né?
Portanto, confira esses detalhes antes. Feito isso, você criará uma campanha completa, vai incluir as informações e propostas, convidar os amigos, divulgar nas redes e, quando alcançar o valor, pode retirá-lo ou transferi-lo para algum destinatário. Simples assim!
Como criar uma campanha de crowdfunding eficiente?
A seguir, confira algumas ações necessárias para que a sua campanha de financiamento coletivo seja um sucesso.
Lance uma proposta convincente
O primeiro passo dessa tarefa é convencer a galera de que a proposta tem valor. Ou seja, você precisa caprichar nas informações para passar credibilidade e alcançar o objetivo desejado.
No caso do Abacashi, além da descrição e da proposta, ainda rola acrescentar vídeos na página da vaquinha, o que ajuda bastante na hora de convencer o público.
O projeto deve ter o máximo de detalhes, um propósito legal, uma razão para as pessoas contribuírem e, principalmente, fazer sentido. Caso contrário, pode parecer que a campanha está incompleta ou, pior, não vai gerar confiança no público.
Foque no público certo
Vamos supor que a sua intenção é fazer uma viagem pela América do Sul e, para isso, precisa juntar determinado valor. Depois de elaborar um projeto cativante e inspirador para outros viajantes, é hora de começar as divulgações, correto?
Nessa hora, não aconselhamos que você saia convidando e compartilhando o link da campanha aleatoriamente. Em vez disso, foque em pessoas com a mesma vibe ou que se interessam pela ideia. Atirar para todos os lados talvez não gere os resultados esperados. Portanto, foco no público certo!
Estabeleça um orçamento
Um projeto é levado a sério quando tem planejamento e organização. Não dá para “chutar” valores e pedir contribuições assim.
É fundamental ter um orçamento certinho, justo e viável, sem ultrapassar muito nem faltar pouco. Então, estude tudo detalhadamente antes da divulgação e defina valores condizentes com as necessidades da campanha.
Ofereça recompensas em troca de contribuições
Sempre tem aquela galera querendo ganhar algo em troca, não é mesmo? Normal e isso pode ser usado a favor de sua vaquinha!
Afinal, plataformas como a Abacashi, por exemplo, permitem que o organizador ofereça uma recompensa pela contribuição pedida, que pode ser física, como digital.
Por exemplo, um banda pode promover um show gratuito ao atingir a quantia mínima. O viajante pode dar uma lembrança como adesivos ou um broche ao conseguir a grana de seu projeto. Enfim, dá pra bolar boas ideias e garantir a participação de mais e mais pessoas.
Tenha uma presença forte nas redes sociais
Depois que alguém cria uma campanha desse tipo, quase sempre as redes sociais são os principais canais de divulgação — e funcionam bem. Mas atenção: não é recomendado insistir demais, muito menos forçar as pessoas a contribuírem.
O ideal é que você já tenha uma presença forte nas redes, com páginas e perfis movimentados, e bom fluxo de seguidores.
Também procure trabalhar de forma estratégica, sempre lembrando e atualizando informações sobre a campanha. Uma proposta realmente boa vende muito mais do que qualquer cobrança insistente.
Enfim, essas foram nossas dicas básicas de como criar uma campanha de crowdfunding e obter bons resultados na internet.
Fazer vaquinhas online já tirou do papel muitos projetos legais, e temos certeza de que não será diferente com o seu. É só seguir os passos acima, escolher o site certo e divulgar bem!
Já tem o projeto em mente para criar uma campanha de crowdfunding de sucesso? Então, antes de tudo, confira o nosso guia completo sobre vaquinhas online e acerte em cheio nas ideias!
Sem comentários