As ferramentas digitais cada vez mais são plataformas de conexão e, ao aproximar pessoas que têm interesses em comum, esses recursos dão voz a pautas extremamente relevantes – como o direito das mulheres.
Seja na garantia da equidade na sociedade, seja na proteção contra a violência, a união feminina nem sempre tem o apoio público necessário. Nesse cenário, é preciso buscar alternativas.
Neste post você entenderá melhor de que maneira, ferramentas como a vaquinha online, ajudam a manter projetos que atendem os direitos das mulheres.
Saiba mais sobre o contexto atual do tema no Brasil e veja por quais razões é necessário que as mulheres se juntem e se apoiem em alternativas paralelas. Confira na leitura a seguir!
A violência contra a mulher no Brasil
Em 2020, 105 mil mulheres registraram queixa de violência doméstica, o que dá a espantosa média de 287 casos diários enquadrados na Lei Maria da Penha. Os números tristes e assustadores ajudam a entender como a violência contra a mulher ainda é um problema grave no país. Embora as leis caminhem para a busca de maior proteção, o sistema judiciário apresenta falha em alguns sentidos.
A importância dos movimentos sociais femininos
Todo esse cenário faz com que os movimentos sociais cresçam enquanto uma forma de união feminina. Dessa forma, são as ONGs e outras entidades do tipo que reforçam o debate sobre o direito das mulheres.
Afinal, um dos principais motivadores é a dificuldade em ter o tema abordado de maneira mais ampla nas mídias tradicionais. Com o avanço das redes sociais, esses pequenos movimentos ganham em alcance bem maior.
Dessa forma, isso ajuda a alcançar um número bem maior de mulheres, muitas delas que ainda não sabem que podem contar com a ajuda dessas ONGs.
A ONG que vem se destacando no direito das mulheres
Uma das grandes referências nessa posição de entidade é a Agência Patrícia Galvão. Há 15 anos, esse instituto com bases feministas trabalha no suporte ao direito das mulheres. A ONG tem um amplo papel na comunicação, divulgando notícias, eventos e todo conteúdo de interesse das mulheres.
A Agência identifica como seu principal papel lutar pelas demandas dos direitos femininos e levá-las à grande mídia. Para isso, desenvolve publicidade voltada a temas de interesse, como a igualdade de gênero, o fim da violência contra a mulher; desenvolve pesquisas de opinião pública em nível nacional; realiza seminários nacionais e internacionais, bem como a promoção de oficinas de mídia para lideranças sociais e especialistas.
Esse trabalho resulta na geração de notícias e no fortalecimento de pautas estratégicas, entregando ao público feminino algo de seu interesse.
A utilidade das vaquinhas online no direito das mulheres
Projetos como a Agência Patrícia Galvão nem sempre conseguem sair do papel, justamente pela falta de aporte financeiro. Afinal, o apoio do poder público é sempre envolto em muita burocracia e dificuldades, e então, a solução, na maioria das vezes, é a colaboração. Pessoas que acreditam nessa causa têm importante papel no financiamento de projetos.
Vaquinha é saída segura para causas humanitárias
Para isso, a vaquinha online é a ferramenta mais segura e adequada para obter suporte. Afinal, ela proporciona a possibilidade da ajuda financeira dentro de um ambiente seguro e informativo. Esse mecanismo tem respaldo jurídico, ou seja, é protegido pela justiça. Isso foi possível após a aprovação do Marco Civil da internet, em 2014.
Independentemente do projeto, todo financiamento e suporte pode ser buscado por meio desse modelo de colaboração. Sendo assim, com um bom briefing, o doador sabe exatamente para onde colaborar. Além disso, as vaquinhas coletivas têm o poder de unir o útil ao agradável, atingir milhões de pessoas com apenas um clique, além de ser uma das formas mais rápidas e garantidas de juntar dinheiro.
No contexto, cada vez mais as mulheres veem o nascimento e o crescimento de instituições com atuação a favor de suas causas, graças às vaquinhas online. Pois esses sistemas fazem uma conexão importante entre pessoas e, como resultado, dão vida a projetos importantes. Com isso, eles ajudam mulheres a entender os seus direitos e incentivam a luta pela preservação de suas próprias vidas.
Com a proposta de colaboração, financiamentos de instituições e de projetos relevantes ajudam no fortalecimento do direito das mulheres no Brasil. As vaquinhas online são ferramentas seguras e que proporcionam formas eficazes de dar vida a iniciativas independentes.
Aproveite e confira tudo o que você precisa saber sobre vaquinha online! E crie o seu projeto hoje, não deixe para depois! Afinal, você também pode contribuir com causas que impulsionam o direito das mulheres.
Como Identificar Uma Campanha Falsa
Vivemos em uma época de grandes avanços tecnológicos. A todo momento, surgem novas ferramentas, que servirão para ajudar a suprir às necessidades da população. E o mesmo deve acontecer com as lutas sociais: evoluírem com o passar do tempo, acompanhando as novas tendências.
Assim, neste sentido, a vaquinha online é um exemplo de como a evolução tecnológica tem ajudado em diversos aspectos, como na criação de instituições de apoio à mulher.
O crowdfunding (vaquinha online), é algo que tem crescido muito no Brasil. Diariamente, são criadas campanhas diversas, sobre os mais variados temas, para a arrecadação de fundos.
O problema é que muitas pessoas desconfiam da seriedade de muitas campanhas. Dessa forma, acabam não doando por receio. O fato é que, em toda parte, sempre há pessoas querendo se aproveitar da boa vontade dos outros.
Por isso, para ajudar a identificar se a campanha é real ou não, listamos abaixo algumas dicas muito interessantes e que podem ser muito úteis. E você não irá perder a chance de ajudar uma ONG que luta de verdade pelos direitos das mulheres. Confira!
1 – Desconfie se a campanha não for bem trabalhada: quando uma campanha real é criada, normalmente, ela possui fotos e um conteúdo rico. Sendo assim, se você se deparar com uma história bem fraca, pobre em conteúdo, sem fotos, com argumentos ruins, desconfie.
Afinal, dificilmente um criador de campanha falsa irá trabalhar muito na criação de um bom conteúdo, rico em informações e com fotos de qualidade. A menos que o fraudador tenha clonado uma campanha que deu certo.
Mas, até mesmo para esses casos, nós temos algumas dicas para te ajudar a não cair no golpe. Continue lendo…
2 – Confira as doações: caso você tenha sido informada sobre uma campanha e, ao verificar, identificou que ela só tem 1 ou 2 doações, pode desconfiar – a não ser que ela tenha sido criada recentemente. Pois, normalmente, uma campanha de sucesso terá muitas pessoas doando.
Verifique também se o valor arrecadado até o momento é compatível com a quantidade de pessoas que doaram. Por exemplo: imagine que somente 5 pessoas doaram, e o valor já está em R$ 3.000,00. Parece bem incompatível. Desconfie!
3 – Compartilhamento e comentários: uma outra forma para conferir a veracidade da campanha é verificar os compartilhamentos e os comentários. Desconfie se o botão para essas funções estiverem zerado. Se uma campanha for bem-sucedida, certamente, ela terá muitos comentários, e as pessoas estarão compartilhando também.
4 – Título da campanha: busque pelo título da campanha no site da vaquinha, para verificar se não há outras campanhas com o mesmo título. Se encontrar, saberá identificar qual delas é falsa por meio das informações que já citamos acima.
Essas são as principais dicas de como identificar uma campanha falsa na vaquinha online. Caso encontre alguma fraude em uma campanha, denuncie! Mas também fique atento as campanhas que apoiam as mulheres, seja você homem ou mulher, é dever apoiar uma causa tão importante. Fique atento ao nosso site do Abacashi!
Sem comentários