No último estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), constatou-se que 821 milhões de pessoas passam fome no mundo. Provavelmente você deseja ajudar, mas como conseguir doações de alimentos de fato?
Nem todo mundo dispõe dos mesmos recursos, mas o ser humano, por mais que vejamos notícias assustadoras nos jornais, ainda tem um coração bom e está propenso a contribuir. O ato de conseguir doações pela internet é uma excelente forma de alcançar mais pessoas e melhorar os resultados de uma campanha.
Neste post, trouxemos 7 ideias imprescindíveis para você mobilizar o maior número possível de doadores. Acompanhe a leitura e confira!
1. Utilize aplicativos de mensagem
Que aplicativos como Telegram, WeChat, Messenger, Skype, Viber, Google Hangouts, Slack e, principalmente, o WhatsApp fazem sucesso entre diversos públicos, isso ninguém pode negar. Mas sabia que eles podem servir para algo além de conversas? Isso mesmo, você pode solicitar doações por meio desses aplicativos de mensagens e engajar seus contatos em torno de uma campanha.
Cada plataforma tem suas especificações, características únicas e tipos de usuários que costumam utilizar mais, só que isso não impede de elaborar mensagens, desde que não seja como spam, para pessoas que possam se interessar pela doação. No WhatsApp, por exemplo, você pode colocar as mensagens em listas de transmissão, criar grupos específicos das campanhas e utilizar os stories para promover doações.
2. Desenvolva um site ou blog
O marketing de conteúdo tem se mostrado uma ferramenta contundente na hora de atrair pessoas, principalmente no momento em que você supre as necessidades daquele leitor com conteúdos de qualidade. Sendo assim, nada impede que você possa desenvolver um site, de preferência otimizado para aparelhos mobile, e um blog com informações sobre seu projeto e a campanha para conseguir doações de alimentos.
Para tanto, é preciso ter um planejamento estratégico para saber quem você quer atingir e em que momento, ou seja, saber quem é o tipo de público que está mais propenso a participar da campanha. Escreva sobre assuntos com os quais você se familiarize e sejam de interesse dos visitantes, algo como dar dicas de decoração, fazer uma festa, cuidar das finanças pessoais de modo eficiente e assim por diante.
3. Divulgue nas redes sociais
Óbvio que as redes sociais não podem faltar nesse seu intuito, afinal, bilhões de pessoas acessam mídias como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn no mundo todo, e isso representa uma oportunidade excelente para sua campanha ser vista. É possível criar eventos a respeito de um projeto cultural, por exemplo, e indicar que o ingresso é a partir de 1 kg de alimento não perecível — algo que funciona bastante.
Você pode também usar e abusar das hashtags, principalmente no Instagram e no Twitter, para alavancar a divulgação da campanha, pedindo para que as pessoas participem e compartilhem o conteúdo. Inclusive, no intuito de segmentar melhor seu público e ter um alcance maior do que o orgânico, invista em links patrocinados porque ajudará a impulsionar a campanha em muitos lugares.
4. Entre em contato com empresas
Uma grande opção e que, dependendo das suas estratégias, pode maximizar o número de doações em pouquíssimo tempo é criar um vínculo com empresas que tem um viés solidário. Se formos analisar friamente, ambos os lados saem ganhando, pois companhias que ajudam ONGs contam com dedução no imposto de renda, obtêm incentivos fiscais do governo, agregam valor à marca, têm maior visibilidade etc.
No entanto, para que essa parceria ocorra de verdade, você precisa pesquisar o máximo de informações a respeito da empresa, descobrir quem é o(a) responsável pelas doações e formalizar seu pedido por meio de um comunicado. Caso a devolutiva seja positiva, agende uma reunião e estruture o passo a passo de como será a campanha e o papel da empresa na sua arrecadação.
5. Estabeleça parcerias com influenciadores
Já reparou na importância de ter um bom networking na internet e como estabelecer parcerias com influenciadores digitais, por exemplo, pode ser uma forma interessantíssima de conquistar novos adeptos para conseguir doações de alimentos? Pois bem, milhares de pessoas costumam se destacar na internet por conta dos conteúdos que publicam e eles atraem públicos gigantescos por onde passam.
Utilizar o poder de persuasão que os influenciadores dispõem é uma excelente tática, pois os seguidores deles costumam ser fiéis e confiar em uma indicação feita por quem admiram. Ter a presença de pessoas famosas na sua campanha é uma forma de ativar o gatilho mental da prova social e, com isso, estimular o público a se interessar pela causa em si e participar ativamente das doações.
6. Faça um vídeo de desafio
Lembra-se daquele desafio que consistia em jogar um balde de água fria na própria cabeça e que milhares de pessoas participaram no YouTube? Então, embora parecesse algo bobo e sem qualquer utilidade a princípio, era uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica (ALS) e, por meio disso, incentivá-las a doarem dinheiro para pesquisas sobre a doença.
Criar vídeos de desafio é uma tendência mundial, sem contar que esse tipo de conteúdo pode viralizar em pouco tempo se você desenvolver algo que atraia seu público. Pense em ideias realmente desafiadoras e peça para os seguidores fazerem seus vídeos e compartilharem pela internet. Aos poucos, você verá que os frutos da campanha serão colhidos, a fim de obter mais pessoas mobilizadas a doarem.
7. Crie uma vaquinha online
De acordo com dados do SEBRAE, o mercado de crowdfunding movimentou em 2017 cerca de 100 bilhões de dólares. Um número como esse faz a gente refletir sobre a importância desse tipo de projeto na sociedade, pois abre portas para diversas pessoas concretizarem seus sonhos.
Utilizar-se dos recursos do financiamento coletivo é uma excelente ideia para impulsionar a sua campanha e conquistar apoiadores, tendo em vista que muita gente costuma participar de vaquinhas online. O site Abacashi, por exemplo, tem se mostrado uma ótima ferramenta nesse quesito, especialmente porque é intuitivo, prático e tem uma estrutura que facilita a vida de quem deseja apoiar uma causa.
No mais, muito além do pensar em como conseguir doações de alimentos, foque nas transformações que sua causa pode proporcionar à sociedade. Ou seja, dê continuidade a projetos do tipo e traga esperança para quem tem fome no país e no mundo.
Se você gostou deste artigo e no final bateu uma curiosidade imensa de saber um pouco mais sobre esse sistema de vaquinha online, entre em contato com a gente que teremos o prazer de solucionar suas dúvidas!
Sem comentários