Você tem interesse em financiar um projeto mesmo com pouco dinheiro? Pois saiba que é possível. Ao contrário de grandes investimentos, vamos apresentar como financiar um projeto com um valor que seja possível para você. Continue lendo!
Você sabia que só neste ano foram abertos mais de 300.000 novos registros de microempreendedores, de acordo com o Serasa? Pois é. Este crescimento é o maior registrado nos últimos 10 anos e parte dele também é reflexo do momento de crise financeira em decorrência da pandemia de COVID-19. São pessoas que perderam seus empregos ou diminuíram sua renda e encontraram no trabalho autônomo a oportunidade para aumentar seus ganhos mensais.
Por outro lado, também temos pequenos comércios, restaurantes ou prestadores de serviços que sofreram com a crise. Resumidamente, o único objetivo era conseguir manter seu estabelecimento funcionando.
De modo análogo, também foram centenas de projetos ao longo deste momento de crise, em que o foco não era mais a educação ou a qualidade de vida dos cidadãos, mas sim a alimentação básica.
Para qualquer um dos casos acima citados, hoje em dia é muito fácil financiar um projeto – seja ele social ou para manutenção ou criação de pequenos negócios.
Então, como financiar um projeto?
A forma mais fácil e confiável de financiar um projeto é através de uma plataforma de financiamento coletivo. Quando você cria uma campanha através de uma plataforma, você poderá buscar mais informações sobre ela, além de perguntar diretamente ao criador da campanha sobre o projeto. Além disso, em sites como o Abacashi, se por algum motivo o financiamento coletivo for cancelado, todas as pessoas que contribuíram para o projeto recebem estorno do valor (exceto as taxas do site).
Como fazer para financiar um projeto?
Para financiar um projeto é fácil: é só entrar no site de financiamento coletivo e buscar pelos projetos existentes. No Abacashi, por exemplo, você irá encontrar diferentes campanhas de diversas causas no botão “Abacashis públicos”. Depois de selecionar algumas delas e tirar as dúvidas necessárias, você poderá contribuir com o projeto a partir de R$10.
Dicas antes de financiar um projeto
Para que você tenha mais certeza e confiança, vamos te dar algumas dicas de como identificar a veracidade de um projeto antes de contribuir para ele:
- Veja se foi informada na página da campanha as redes sociais do projeto e, depois, entre em cada rede social;
- Caso tenha um site, dê uma olhada e veja se existem informações duvidosas;
- Se for o projeto de uma empresa, busque pelo CNPJ e veja se está ativo no site da Fazenda;
- Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o criador da vaquinha pela página da campanha, por e-mail ou redes sociais (caso disponibilizados);
- Pergunte mais informações do projeto, de forma detalhada, caso não tenham informações suficientes na descrição da campanha.
Como você pôde ler neste conteúdo, financiar um projeto é fácil e não precisa de um valor alto para iniciá-lo – basta procurar aqueles projetos que você gostaria de ajudar, ver a veracidade e fazer sua contribuição.
Sem comentários