Um casamento envolve uma série de preparativos, além da cerimônia, como adquirir os itens de casa e o enxoval para o início dessa nova vida. Neste guia completo, vamos mostrar como organizar um chá de panela para presentear os noivos, poupando tempo, dinheiro e preocupação.
Essa comemoração simples precisa da participação ativa dos amigos para que dê certo. É no chá de panela que o casal ganhará todos os itens de que precisa para a cozinha da casa nova, e que até passam despercebidos, mas são extremamente úteis e podem fazer muita falta.
Lembre-se de que essa comemoração é diferente do chá de lingerie, em que a noiva recebe peças íntimas que serão usadas na lua de mel. O chá de lingerie é uma festa muito mais íntima e que deve contar com a participação só de mulheres.
Você tem dúvidas do que fazer para organizar tudo e oferecer um chá de panelas inesquecível? Continue, então, lendo este post. Daremos dicas até para montar um crowdfunding para financiar a comemoração!
Como organizar um chá de panela?
O primeiro passo para a organização de qualquer evento é um bom planejamento. Liste todos os aspectos que devem ser cuidados e o que será necessário para a realização de cada um. Você pode usar uma agenda de papel ou um aplicativo para ajudar nisso.
Não tenha pressa. Essa listagem pode levar alguns dias ou semanas, afinal, alguns detalhes podem ser lembrados depois. Procure, então, começar esse planejamento com uma boa antecedência para dar conta de tudo, sem estresses.
O evento deve ocorrer cerca de 1 mês antes do casamento, por isso, recomendamos que essa organização comece com 3 meses de antecedência do chá de panelas.
Você pode dividir esse trabalho em duas etapas: planejamento e realização.
Planejamento
No planejamento, são decididos:
- a data e o horário da festa;
- o local (se possível, com duas ou três opções);
- a lista de convidados;
- a lista de presentes e a loja em que será disponibilizada;
- o tema e a decoração da festa;
- o cardápio;
- o que será necessário para produzi-la (mobiliário, pratos, talheres e copos);
- as brincadeiras e o que será preciso para realizá-las;
- a seleção de músicas que serão tocadas no dia;
- a presença de um fotógrafo profissional ou de algum amigo que se responsabilizará pelos registros;
- as lembrancinhas;
- o formato e o recheio do bolo.
Com tudo isso definido, é hora de fazer os orçamentos para estabelecer o custo da festa. Com esse valor em mente, organize uma vaquinha para a arrecadação.
Realização
Esse é o momento em que realmente é colocada a mão na massa e o evento começa a tomar forma. Nessa fase, são tomadas as seguintes ações:
- reserva do local do evento;
- compra dos itens e produção da decoração;
- encomenda e compra do bolo e dos comes e bebes;
- confecção e envio de convites;
- disponibilização de cestos de lixo para o local;
- disponibilização de papel higiênico, sabonete líquido e toalha nos banheiros;
- montagem da decoração e organização das mesas;
- disponibilização de eletrodomésticos para esquentar a comida e gelar a bebida;
- montagem da playlist da festa;
- compra dos itens necessários para as brincadeiras;
- separação do espaço para que os convidados deixem os presentes.
Como fazer a lista de presentes?
Organizar uma lista de presentes virtual, que será disponibilizada no site da loja favorita dos noivos, é uma excelente estratégia para evitar presentes repetidos e facilitar o acesso dos convidados a essas informações.
Assim, as pessoas que vão participar do evento conseguem checar exatamente do que o casal precisa e o que já foi comprado, ajudando nessa organização e até facilitando a consulta, que pode ser feita pelo celular, por exemplo.
Alguns itens que podem ser incluídos na lista e que são importantes para a rotina de uma casa são:
- abridores de lata e garrafa;
- assadeiras;
- bandejas;
- baldes;
- bacias;
- cesto de roupas;
- colheres de madeira;
- copos;
- escorredor de macarrão;
- escorredor de pratos;
- espremedor de alho;
- frigideira;
- jarra para suco;
- kit para temperos;
- lixeira de pia;
- martelo de carne;
- panos de prato;
- panos de chão;
- potes para mantimentos;
- pratos;
- raladores;
- rodo;
- tábua de carne;
- talheres;
- vassouras.
Essas são apenas algumas sugestões. Você pode (e deve) adequar a lista com o que achar necessário. Vale a pena conversar com a noiva para entender o que é preciso e fazer uma lista com os itens que ela realmente julga importantes.
Quem convidar para a festa?
O chá de panelas é um evento menor e mais íntimo, para o qual não é necessário convidar todas as pessoas que serão chamadas para a festa de casamento. Pelo contrário, o ideal é que as amigas mais próximas à noiva e apenas algumas pessoas da família participem.
Culturalmente, o chá de panelas é voltado apenas para mulheres, mas vemos algumas festas que incluem o noivo também. Nesse caso, vale o mesmo raciocínio: chamar apenas os amigos e parentes mais íntimos.
Os convites podem ser feitos fisicamente, com cartões fofos que tragam o tema da festa, ou virtualmente, distribuídos por e-mail e WhatsApp. Invista em um convite digital bem-feito e em um telefonema para ressaltar a importância da presença dessa pessoa na festa.
O site Canva é uma excelente ferramenta para a confecção desses convites, ou você pode encontrar modelos prontos na internet em que precisa apenas preencher com os dados da festa.
Coloque o nome dos noivos, a data, a hora e o local do evento e o endereço para a lista de presentes. Use o mesmo tema da decoração para deixar tudo bem harmonioso. Para casais mais modernos, pode ser incluída uma frase engraçada ou mais descontraída.
Onde realizar o evento?
O lugar ideal depende muito do número de convidados e do tipo de festa. Se é algo mais íntimo, para poucas pessoas, pode ser feito na sala da própria casa. Se a intenção é reunir um número maior de pessoas, alugar um salão ou aproveitar o espaço de festas do prédio pode ser uma boa alternativa.
Algumas noivas preferem fazer a festa em um local aberto, o que pode trazer um ar bem livre e aconchegante. Porém, lembre-se de tomar cuidado com o clima ― chuvas e frio intenso podem acabar com o planejamento.
Outras opções são as casas de amigos, da mãe ou, até mesmo, da sogra. Pense em um local com espaço para isso e que seja de fácil acesso. Também é importante escolher um ponto com vagas para estacionar.
Como montar a decoração?
A decoração do chá de panela é um ponto especial, mas que, ao mesmo tempo, pode ser muito divertido de preparar. Vale a pena pensar em algo que reflita um pouco da personalidade e das preferências dos noivos, então, use a criatividade!
Se o evento será realizado em um salão de festas, em alguns casos, o próprio salão cuida da decoração. Mas, se a decisão é organizar algo em casa ou trazer uma proposta mais personalizada, vale a pena buscar referências em redes sociais, como Instagram e Pinterest. São tantas ideias que, com certeza, você encontrará algo interessante e que esteja dentro do orçamento.
Para ajudar, vamos apresentar, a seguir, algumas propostas de temas.
Estilo romântico
No estilo romântico, há uma grande predominância de louças de porcelana e detalhes em tons pastel, como rosa claro, verde água, azul turquesa etc. Outro detalhe importante é a presença de flores na decoração, para dar um ar bucólico e de delicadeza ao ambiente.
Aproveite para usar os doces e o bolo como itens para decorar a mesa. Você pode imprimir a mesma proposta na mesa dos convidados, com vasos bem delicados.
Estilo rústico
Essa é a proposta ideal para quem gosta de um ar campestre ou fará o chá de panelas em um espaço aberto, como sítio ou chácara. Aposte em elementos naturais para compor a decoração, como plantas e flores, além de móveis em madeira.
Uma boa pedida é complementar o espaço com itens artesanais para trazer ainda mais a ideia de algo simples e muito bonito.
Estilo boho
Para uma decoração boho, pense em deixar o espaço leve e agradável, no qual os convidados devem ficar muito à vontade. Vale montar uma mesa comunitária para que as pessoas se sirvam, usar almofadas no chão, tapetes e crochês. O efeito é realmente encantador!
Com itens de cozinha
Muitas pessoas aproveitam a temática para incluir itens usados comumente na cozinha para compor a decoração do chá de panela. Panelas, fuês, raladores, eletrodomésticos — todos esses itens podem ser aproveitados para compor a mesa do bolo e dos convidados.
Use e abuse da composição de cores e aproveite fitas, fitilhos e flores para o espaço ficar lindo, convidativo e traduzir bem a ideia do chá de panela.
Harmonia de cores
Você pode basear a decoração em uma cartela de cores e harmonizá-las para uma proposta com estética bem trabalhada e que ficará incrível no feed do Instagram.
Um bom ponto de partida é procurar por referências que tragam as cores favoritas do casal, ou apostar em algumas combinações que já são clássicas para o evento, como rosa e marrom.
Moderno e divertido
O casal é fã de quadrinhos? Ou torce para o mesmo time? Que tal pegar um ponto marcante e usá-lo como tema da decoração? Certamente, o espaço ficará muito divertido e será algo inesquecível para os noivos.
Você pode aproveitar esses pontos e procurar imagens na internet que tragam um pouco desse universo.
Fotos do casal
Que tal montar um varal com fotos do casal em estilo polaroid, presas em luzinhas pisca pisca? Essa decoração fica muito fofa e moderna, e pode ser colocada atrás da mesa do bolo, rendendo ótimos registros.
Um porta-retrato com uma imagem dos noivos sobre a mesa também é uma excelente ideia para compor o espaço.
DIY
Esse estilo leva apenas itens feitos pela pessoa responsável pela organização, por amigas, pela família e até pela própria noiva. Totalmente artesanal, o estilo DIY traz simplicidade e simpatia ao ambiente, e ainda sai bem mais em conta do que uma decoração comprada.
O DIY é a escolha ideal para quem quer economizar dinheiro e tem tempo disponível para confeccionar todos os itens, desde a decoração da mesa até as lembrancinhas para os convidados.
O que servir para os convidados?
O chá de panelas é um encontro informal pré-casamento, então, lembre-se de que não é necessário organizar uma grande festa. Uma boa pedida é providenciar salgadinhos e doces, acompanhados de refrigerantes, sucos e algumas bebidas alcoólicas.
Geralmente, esse evento é realizado à tarde, então, aposte em petiscos que não precisam de talheres para serem consumidos — tortas, mini-sanduíches, salgados fritos e assados e mini hot dog são alguns itens que cabem muito bem na festa.
Para os doces, os tradicionais de festas, como beijinhos e brigadeiros, são sempre bem-vindos! As receitas mais modernas apostam nas versões gourmet e até alcoólicas desses doces. Chocolates e pães de mel são propostas diferentes e também muito gostosas.
Leve em consideração também a época do ano em que o chá de panelas será realizado: dias mais quentes podem contar com opções diferentes no cardápio em comparação a dias muito frios, por exemplo.
Lembre-se de combinar com a noiva o sabor do bolo e escolher o tamanho de acordo com o número de convidados. Mantê-lo refrigerado até a festa é outro detalhe importante! Outra opção é servir cupcakes como alternativas ao bolo.
Não se esqueça de ter opções caso tenha convidados veganos, vegetarianos ou alérgicos a glúten. Lembre-se, com carinho, de oferecer um cardápio que agrade a todos, considerando as pessoas com restrições ou diferentes hábitos alimentares.
Fazer uma arrecadação de dinheiro online para centralizar a compra dos quitutes é a melhor opção. Assim, você evita que as pessoas levem itens repetidos ou esqueçam-se de levar os pratos, faltando alguma coisa.
Com o dinheiro em mãos, é mais fácil organizar um cardápio completo e, até mesmo, mais cômodo para os convidados, que se preocupam apenas com a compra dos presentes.
Quais brincadeiras propor no chá de panela?
As brincadeiras darão o tom da festa e garantirão muita diversão. Nesse momento, é importante pensar se a festa será feita com os amigos de ambos ou só com as amigas da noiva.
No último caso, podem ser promovidas brincadeiras um pouco mais íntimas, desde que não sejam ofensivas ou ultrapassem algum limite da noiva. Por isso, é importante conversar sobre isso antes para que não haja nenhum problema.
A brincadeira mais comum é aquela em que a noiva precisa adivinhar os presentes, ou, então, pagar uma prenda ou um mico. Esse jogo garante boas risadas! No entanto, se você quiser fugir do tradicional, outras atividades podem ser propostas.
Histórias de amigos
Cada um dos convidados deve escrever uma história que viveu com a noiva, mas sem se identificar. Vale contar histórias mais recentes ou, até mesmo, de infância. A intenção é de que a noiva acerte qual é a pessoa ou terá que pagar um mico!
Anel no bolo
Essa é para as moças solteiras da festa. A pessoa responsável pela confecção do bolo esconderá um anel, preso com uma fita colorida. Várias outras fitas também serão colocadas. Na hora de cortar o bolo, cada uma das convidadas escolhe uma fita e puxa. A que escolher a fita que está com o anel será a próxima a se casar.
Bingo
Essa é uma brincadeira muito divertida e que manterá todos animados durante a festa. São distribuídas cartelas de bingo com os nomes dos presentes que foram pedidos. A noiva começa a abrir os presentes e os convidados vão marcando os campos iguais na cartela.
O primeiro que completar ganha uma lembrança ou presente que já foi escolhido e preparado para isso.
Para encontrar modelos prontos dessa cartela, pesquise na internet por “brincadeiras de chá de cozinha para imprimir”.
“O noivo pergunta”
Essa brincadeira precisa de um pouco de organização prévia, mas é muito divertida. É gravado um vídeo em que o noivo faz perguntas à noiva, que deve responder corretamente. Na sequência, é exibida a resposta. Se a noiva errar, deve pagar uma prenda.
O jogo fica mais interessante quando são feitas perguntas relacionadas a acontecimentos na vida do casal, como:
- Onde foi nosso primeiro encontro?
- Qual cor de camisa eu usava quando te pedi em casamento?
- Qual o lugar da nossa primeira viagem?
Fotos antigas
No convite, peça para cada convidado levar uma foto sua de infância. A noiva tem que adivinhar quem é a criança na foto. Essa brincadeira é interessante porque algumas pessoas mudam muito da infância para a vida adulta, tornando essa missão um pouco difícil para a noiva.
“Eu nunca!”
Esse jogo é muito divertido e inclui bebidas alcoólicas, mas quem preferir pegar mais leve pode trocar por coxinhas ou doces, por exemplo.
Cada convidada dirá algo que nunca fez, como “nunca tingi o cabelo”, por exemplo. Todas as convidadas que já tingiram o cabelo deverão beber ou comer. No final, quem ficou com mais comida ou bebida na mesa, ganha.
Palavras proibidas
Escolha três palavras que a noiva não pode dizer durante a festa. Durante um período, as convidadas devem observar se a noiva pronunciou alguma dessas palavras. A cada ocorrência ela deve pagar uma prenda.
Customize o avental
Monte uma cesta com diversos objetos de customização, como botões, fitas, canetas, retalhos, linhas e agulhas. As convidadas vão customizar um pedacinho do avental da noiva, que será uma recordação divertida desse dia tão especial.
O que oferecer como lembrancinhas?
As lembrancinhas devem trazer o mesmo tema da decoração e levar o nome dos noivos e a data da festa. É possível apostar em alguma miniatura de um item de cozinha, como mini-raladores ou mini-colheres de pau, ou, até mesmo, em algo que o convidado realmente possa usar.
Essas lembrancinhas podem ser compradas prontas ou, até mesmo, produzidas artesanalmente pelas amigas da noiva.
Confira algumas sugestões:
- mudas de flores;
- sementes para mini-horta;
- temperos;
- aromatizadores de ambiente pequenos;
- chaveiros;
- caixinhas de chá;
- doces ou cookies em compotas;
- sachês perfumados.
Como ter mais praticidade na realização?
Você pode notar que a organização de um chá de panela é um pouco trabalhosa e cheia de detalhes, não é mesmo? Sugerimos a realização de vaquinhas para arrecadação de dinheiro para o evento, assim, essa verba fica toda centralizada e a coordenação de todos os detalhes torna-se muito mais fácil.
Para isso, vale a pena contar com sites de arrecadação para ajudar nessa fase. Essa é a maneira mais fácil de receber e organizar essa verba, colocando o nome dos noivos, a data e o objetivo do evento, como o valor será usado e o total necessário.
Cada convidado pode fazer a sua contribuição por boleto ou cartão de crédito, sendo, assim, a forma mais segura de transferir o dinheiro. Com o uso de um site criptografado, as informações são mantidas em segurança, evitando qualquer fraude ou vazamento de dados dos cartões.
Essas páginas também mostram a data limite da arrecadação para que os convidados possam acompanhar, e a pessoa responsável pela organização consiga sacar o valor com tempo hábil para custear as despesas das festas.
Procure se certificar da taxa cobrada para a administração pelo site. Busque pelas menores taxas do mercado e por empresas sérias, para que não ocorram problemas futuros. Certifique-se também de que o valor da arrecadação contempla os gastos para a festa e as taxas.
A vaquinha coletiva serve para muitos propósitos, e pode ser usada, depois, para ajudar com a lua de mel e com a festa de casamento, organizando as doações online, dando muito mais tranquilidade aos noivos. Afinal, nesse período, há tantos detalhes com os quais se preocupar que contar com um site seguro para isso é uma excelente solução.
Com todas essas dicas, fica mais fácil saber como organizar um chá de panela, não é mesmo? Lembre-se sempre de que o intuito é agradar aos noivos, então, leve em consideração as preferências e opiniões deles antes de tomar uma decisão. Para as mais inspiradas, vale a pena preparar alguma surpresa, como um vídeo de depoimentos ou um presente que emocione o casal!
Quer receber mais dicas sobre a organização de vaquinhas e eventos que podem ser promovidos com crowdfunding? Venha conhecer o blog da Abacashi e saiba como podemos ajudar você a organizar crowdfundings, seja para eventos, seja para projetos!
Sem comentários