Organizar churrasco é uma tradição de Norte a Sul do nosso país. Esse tipo de evento serve para comemorar aniversários, noivados, festas de fim de ano ou apenas como uma oportunidade de reunir amigos e familiares para um momento divertido e regado a boa comida e bebida gelada.
Assim como qualquer evento, a organização de um churrasco requer bastante atenção aos detalhes, principalmente se você pretende comemorar uma data especial. É necessário estar atento desde a escolha das carnes e bebidas até coisas muito pequenas, quanto comprar materiais descartáveis.
Para que seu churrasco seja um sucesso, nós preparamos um guia completo de como organizá-lo, detalhando cada passo que você deve seguir. Confira!
1. Convide os amigos
Seja lá qual for a ocasião a ser comemorada, a presença de seus amigos e familiares é muito importante, certo? Sendo assim, o primeiro passo é escolher seus convidados e colocar todos os nomes em uma lista. Fazendo isso, é possível observar melhor a quantidade de pessoas para definir quanto de comida e bebida precisará providenciar. Com isso, também dá para verificar se há convidados com restrições alimentares para tentar adaptar o cardápio de modo a atender a todos.
2. Faça uma checklist
Fazer uma lista de pendências é a melhor maneira de organizar festa sem correr o risco de esquecer nada de importante para que a ocasião seja um sucesso. Em churrascos comemorativos, não é diferente. Sabendo disso, o segundo passo deve ser sentar e elaborar a checklist com todos os pontos a serem resolvidos, pois assim você tem a chance de visualizar todas as pendências.
Se não sabe por onde começar a fazer essa lista, veja a seguir o que não pode faltar!
2.1. Confirmação da presença dos amigos
É fundamental confirmar quem estará presente no churrasco, pois, como já foi mencionado, a quantidade de comida e bebida depende do número de convidados, assim como as mesas e cadeiras e até mesmo o espaço necessário, entre outras questões. Pensando nisso, elabore uma lista com todos os convidados e marque os que confirmarem presença. Você pode solicitar que eles te deem retorno, estipulando uma data-limite, ou até mesmo telefonar para cada um.
2.2. Aluguel de mesas e cadeiras
Depois de saber a quantidade de convidados, é hora de alugar mesas e cadeiras, caso o local do churrasco não tenha mobiliário próprio. Lembre-se de que a lista de convidados pode crescer de última hora, então você deve contar com mais cadeiras do que o previsto para evitar contratempos.
2.3. Compra de descartáveis
Pratos, copos e guardanapos são itens essenciais para o churrasco acontecer. Sabendo disso, não deixe de incluir essa compra entre as tarefas necessárias para a organização. Seria muito chato ter que sair às pressas durante a realização do seu evento, não é mesmo?
2.4. Definição da playlist
Um bom churrasco merece boa música para as pessoas dançarem e se divertirem. Sabendo disso, considere contratar uma banda ou DJ ou faça você mesmo a sua playlist com antecedência. Se optar pela segunda alternativa, é possível contar com aplicativos de streaming que permitem criar listas de músicas personalizadas, como é o caso do Spotify. Caso não queira ter esse trabalho, o YouTube conta com algumas playlists já prontas, como esta, por exemplo.
O ideal é dar preferência a músicas animadas para harmonizar com a ocasião. Você também deve levar em consideração o gosto da maioria dos convidados para garantir uma trilha sonora agradável. As opções são inúmeras e vão desde as mais populares, como funk e sertanejo, até músicas mais tradicionais, como o samba de raiz.
2.5. Elaboração do cardápio
Um churrasco não é feito apenas de carne. Os acompanhamentos também merecem atenção e por isso você deve se ocupar de planejar o cardápio com antecedência, para comprar os materiais e definir quem vai ficar responsável por fazer cada um dos pratos.
Os acompanhamentos mais clássicos são arroz branco, farofa, vinagrete e feijão, mas é possível inovar e apostar em outras alternativas, como saladas bem elaboradas, espetinhos de queijo ou até mesmo uma massa.
Outra questão importante nesse sentido é conhecer o paladar de seus convidados para averiguar se existem restrições. Os vegetarianos, por exemplo, não precisam ficar de fora, pois existem espetinhos de legumes e hambúrgueres veganos que podem substituir a carne. O importante é caprichar na cozinha para seus convidados se deliciarem.
Por fim, não se esqueça de garantir algumas opções de sobremesa para adoçar o cardápio. Algumas ideias são pavê, salada de frutas ou pudins. Caso prefira uma opção mais prática, escolha alguns sabores de sorvete ou picolé, que você encontra em qualquer supermercado e são perfeitos para dias de calor.
2.6. Compra de comida e bebida
Como já é de conhecimento geral, o churrasco é um evento que gira em torno de comida e bebida. Por causa disso, a compra desses itens é um dos pontos mais importantes dessa checklist. Mais adiante, vamos falar sobre como calcular a quantidade de carne e de bebidas e quais os principais tipos que não podem ficar de fora.
3. Escolha um local adequado
O espaço que vai receber o churrasco deve ser adequado para esse tipo de evento e você também deve levar em consideração as particularidades de seus convidados, especialmente quando se fala da localização. Para saber como escolher o local perfeito, veja abaixo algumas dicas que nós separamos:
3.1. Escolha um lugar seguro e acessível
Se você vai alugar um espaço para o seu churrasco, é necessário prestar atenção à segurança das redondezas. Se possível, procure saber como anda a segurança da vizinhança, se é uma área onde ocorrem assaltos com frequência e questões do tipo.
Além da segurança, você deve se preocupar com a facilidade de chegar até o local. Dê preferência a locais com pontos de transporte coletivo próximos e não muito distantes da região central da cidade. Fique atento ao sinal de telefone e internet no local, pois muitos convidados podem depender de aplicativos de transporte.
3.1. Confira o tamanho do espaço
Conforme ressaltamos, a quantidade de convidados vai interferir no tamanho do local escolhido. Sendo assim, leve em consideração o número de pessoas que deve estar presente para ter uma noção sobre o espaço necessário. Procure locações capazes de comportar todos com conforto, sem aperto e também sem excesso de espaço, o que tem como consequência mais trabalho para limpar e decorar.
Caso haja crianças, tente garantir um espaço reservado para brincadeiras, pois elas também merecem se divertir. Você pode até mesmo alugar brinquedos, como cama elástica e balanços. Caso não seja possível, um gramado livre é o suficiente para eles correrem livres.
3.3. Considere a estrutura disponível
Fazer um churrasco acontecer demanda uma estrutura específica. Você vai precisar, por exemplo, de refrigerador, balcão, pia e, é claro, de uma churrasqueira. Sabendo disso, preste atenção se o local disponibiliza esses equipamentos para não ocorrerem imprevistos no dia do evento. Além disso, confira o estado dos banheiros para garantir conforto e higiene aos seus convidados.
3.2 Prefira locais ao ar livre
Não é segredo para ninguém que manter uma churrasqueira acesa tem como consequência muita fumaça. Por isso, dê preferência a locações abertas e ventiladas para o bem-estar de todos os presentes. Optar por um espaço ao ar livre ainda pode ser uma excelente alternativa para as crianças se divertirem. Se houver uma piscina, então, a diversão é garantida também para os adultos.
4. Divida as tarefas
Como você está vendo, organizar churrasco não é exatamente uma missão fácil. Apesar de ser um evento mais informal, requer bastante atenção e trabalho para acontecer sem contratempos. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de seus amigos para dividir as tarefas necessárias. Dessa maneira, você não corre o risco de se sobrecarregar com tantas pendências e preocupações. Veja abaixo algumas dicas para fazer a divisão da melhor maneira possível:
4.1. Estabeleça prazos
Para garantir que ninguém vai dar o furo nas suas obrigações, estabeleça prazos e, é claro, cobre o cumprimento deles. Algumas questões, como a escolha do local do churrasco e arrecadação de dinheiro não podem atrasar. Do contrário, toda a organização será comprometida, pois outras resoluções dependem disso.
4.2. Aproveite os talentos pessoais
A escolha sobre quem fica com cada tarefa pode ser feita a partir dos talentos individuais de cada um. Aquela pessoa que tem senso estético apurado pode ficar responsável pela decoração, enquanto quem sabe escolher os melhores cortes pode se encarregar de ir até o açougue. Quem é bom em administração, pode se responsabilizar pela contabilidade do evento, e os bons cozinheiros podem encabeçar a elaboração do cardápio.
4.3. Mantenha-se em comunicação
Depois de definir a equipe de organização e a tarefa de cada integrante, é necessário que todos se mantenham em contato para conhecer o andamento das atividades. Para isso, os grupos em redes sociais, como Whatsapp e Facebook, podem ser uma excelente ferramenta, já que permitem trocar informações de maneira rápida de onde vocês estiverem. Assim, vocês se livram das reuniões presenciais, que exigem tempo livre e disponibilidade para ir ao encontro do grupo.
Seguindo essas dicas, todos têm a oportunidade de se envolver na organização oferecendo o que têm de melhor e aumentam as chances de o churrasco ser inesquecível.
5. Junte a grana com a galera
Se você está fazendo um churrasco por conta própria, não precisa se preocupar com esse ponto, pois todos os gastos devem sair do seu bolso. Em caso de churrascos organizados em grupo, no entanto, essa pode ser a maior dor de cabeça.
É fundamental que alguém fique responsável por calcular o orçamento total, considerando os gastos com aluguel de espaço e de materiais, contratação de fornecedores (caso haja) e a compra de comidas, bebidas e descartáveis. A dica para não faltar dinheiro é contar com um valor de, pelo menos, 10% a mais para cobrir qualquer imprevisto. A partir daí, basta dividir o total igualmente entre os convidados.
Para evitar que a arrecadação dos fundos seja um problema, tente estabelecer um prazo com bastante antecedência. Além disso, o ideal é deixar somente uma ou duas pessoas encarregadas de receber os pagamentos, para evitar confusões na hora de somar as quantias e fazer os pagamentos dos fornecedores.
6. Utilize uma vaquinha online (Abacashi)
Como ficou claro no tópico anterior, arrecadar pessoalmente o dinheiro com cada um dos amigos pode ser muito trabalhoso e exige muito controle para administrar os valores recebidos. Para evitar esse desgaste e voltar a sua preocupação para outros aspectos do churrasco, você pode contar com a facilidade da vaquinha online, um tipo de ferramenta que permite recolher as contribuições em uma conta online.
Uma plataforma que oferece esse tipo de serviço é a Abacashi, um site seguro e especializado no assunto, que permite a criação de vaquinhas públicas e privadas. Para que você possa entender melhor, vamos explicar como funciona a Abacashi e por que ela é vantajosa para seu churrasco.
6.1. Facilidade para criar campanha
Na Abacashi, você cria uma conta gratuita em menos de um minuto e já pode personalizar a sua própria campanha. É possível estabelecer uma meta de arrecadação, prazo de pagamento, além de criar uma identidade visual própria. Depois, basta compartilhar o link com seus amigos pelas redes sociais e aguardar as contribuições.
6.2. Pequenas taxas de operação
Existem diversas empresas que permitem que você crie uma vaquinha online, mas somente a Abacashi garante uma arrecadação com as menores taxas da internet. Cada contribuinte paga uma tarifa de apenas 30 centavos, enquanto o saque custa somente 6% da arrecadação total.
6.3. Diferentes modos de pagamento
Enquanto na arrecadação pessoal os participantes do churrasco só podem pagar com dinheiro à vista, o Abacashi aceita pagamentos no boleto ou cartão de crédito. Dessa forma, você dá alternativas a seus convidados e facilita a vida de quem prefere pagar a prazo, o que é um benefício bem-vindo principalmente no final do mês.
6.4. Saque rápido
Depois de finalizar a arrecadação, basta solicitar o saque para a sua conta corrente e o dinheiro estará disponível em até 3 dias úteis. Outras plataformas podem levar até 15 dias para fazer a transferência, dificultando o andamento da organização.
6.5. Pagamento identificado
Cada um dos participantes tem a opção de se identificar e esses dados ficam disponíveis para o organizador da vaquinha, junto da quantia que foi paga. Dessa forma, é possível saber quem já fez sua contribuição para o churrasco.
7. Compre as carnes e as bebidas
Essa é uma etapa crucial para sua organização. Sem carnes e bebidas, a ideia de churrasco sequer existiria. Por causa disso, preste muita atenção e, se possível, deixe essa tarefa nas mãos de quem entende dos melhores cortes para garantir que vai servir produtos de qualidade.
O ideal é comprar as carnes no dia anterior ao evento, para que elas ainda estejam frescas. Carnes congeladas correm o risco de perder o sabor ou de ter sua consistência alterada. Já as bebidas podem ser providenciadas com antecedência e já podem ficar no refrigerador para serem servidas bem geladas.
Para não errar na escolha nem nas medidas, confira algumas dicas abaixo.
7.1. Calcule as quantidades em função da quantidade de pessoas
Parece uma dica muito lógica, mas nem todas as pessoas se lembram de fazer esse cálculo considerando o número de pessoas. Sabendo disso, atenção! Os especialistas indicam comprar, em média, quatro quilos de carne vermelha a cada dez pessoas, além de dois quilos de linguiça e um quilo e meio de frango.
No caso das bebidas, leve em consideração quem dos convidados consome álcool ou não. Para cada uma das pessoas que bebe cerveja, o ideal é comprar cerca de três garrafas ou cinco latas. No caso de refrigerantes e água, considere meio litro por convidado. Caso sirva drinks com cachaça ou vodka, uma garrafa é o suficiente para até dez pessoas.
7.2. Escolha uma boa variedade de carnes
Quando se fala em churrasco, é logo a carne bovina que vem à mente, mas ela não precisa ser a única opção. Alguns cortes de frango são muito bem-vindos, como coxa, sobrecoxa e o peito, que pode render bons espetinhos. Linguiças variadas também são alternativas para diversificar os sabores, como a portuguesa, a calabresa e a toscana.
7.3. Inove nas bebidas
Cerveja e refrigerante são presenças garantidas em qualquer churrasco, mas é possível inovar oferecendo alguns drinks fáceis de fazer. A caipirinha é uma bebida muito tradicional e pode ganhar versões mais sofisticadas com a adição de frutas e ervas. Outros drinks, como a piña colada, são perfeitos para refrescar e variar os sabores.
8. Prepare o ambiente e a área do churrasco
Quando chegar o grande dia, garanta que tudo estará em seu devido lugar para quando começarem as operações. O ideal é chegar ao local do churrasco com, pelo menos, duas horas de antecedência para ordenar tudo antes da festa começar. Confira abaixo alguns passos que você deve seguir:
8.1. Organize o espaço dos convidados
Defina uma organização para as mesas e deixe tudo pronto antes de as pessoas chegarem. Forre as mesas com toalhas e lembre-se de distribuir algumas lixeiras pelo espaço da festa, assim evita-se o acúmulo de lixo.
8.2. Mantenha a cozinha limpa e em ordem
Para garantir uma boa organização, separe espaços para cada tarefa dos churrasqueiros e tente manter a área da cozinha o mais limpa possível. Assim, um espaço do balcão deve ficar reservado somente para o preparo e corte das carnes, com os utensílios necessários (tábuas, facas, espetos e vasilhas), bem como materiais de limpeza (pano de prato, esponja e detergente).
As carnes devem começar a assar meia hora antes e as bebidas já devem estar geladas quando os convidados chegarem, por isso tente deixá-las no freezer com bastante tempo de antecedência.
8.3. Arrume os acompanhamentos
Servir os acompanhamentos à moda americana poupa você do trabalho de servir mesa por mesa e também evita desperdícios. Para isso, separe uma mesa grande e disponha as guarnições em tabuleiros para que os convidados se sirvam à vontade. Não se esqueça de deixar pratos e talheres à disposição. Providencie também telas protetoras para cobrir os alimentos quando ninguém estiver se servindo, protegendo-os de insetos e outros tipos de sujeiras que possam cair nos tabuleiros.
8.4. Decore o espaço
Uma boa festa merece uma ornamentação à altura para encher os olhos dos convidados e ser uma ocasião única. Sendo assim, não deixe seu churrasco fugir dessa regra e garanta um clima ainda mais festivo. Se você não sabe por onde começar, veja as dicas a seguir!
8.4.1. Aposte no multicolorido
Um churrasco é uma ocasião divertida e merece uma decoração alegre para combinar. Dessa forma, apostar em elementos multicoloridos pode ser uma excelente alternativa, além de ser muito fácil de fazer. Para isso, você pode usar toalhas de mesas de cores diferentes, assim como os descartáveis. Outras ideias são espalhar fitas coloridas e até mesmo bandeirolas de São João para enfeitar o espaço.
8.4.2. Escolha um tema
Uma tendência do momento é fazer festas temáticas e é possível aplicar essa ideia no churrasco. Alguns temas que combinam com a ocasião são boteco e baile de máscaras. Os materiais podem ser encontrados prontos em lojas especializadas, o que livra você do trabalho de confeccioná-los. No dia, basta organizar cada coisa em seu devido lugar.
8.4.3. Faça você mesmo
Quem tem talento com trabalhos manuais e quer uma festa original deve apostar no “do it yourself” (faça você mesmo). Você pode confeccionar bandeirinhas para pendurar pelo espaço, montar arranjos florais, entre outras coisas. O segredo é deixar a imaginação rolar solta!
9. Divirtam-se
Depois de ter todo esse trabalho para preparar o churrasco, é hora de aproveitar e se divertir ao lado de seus convidados. Curtam bastante a ocasião e se deliciem com o cardápio e com os drinks que estarão à disposição de vocês!
Agora que você já sabe que pode contar com a Abacashi para organizar churrasco de maneira mais prática, crie sua própria vaquinha no site e garanta uma comemoração imperdível com seus amigos!
Sem comentários