Em datas comemorativas, até as vaquinhas ficam ainda mais especiais. Confira alguns projetos para o Dia Internacional das Mulheres.
Origens
Desde o século XX, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, embora tenha sido oficializado apenas em 1975. A data, além de lembrar as qualidades gerais das mulheres, também proporciona uma reflexão sobre a igualdade de gênero e os direitos femininos.
Anteriormente, acreditava-se que o Dia Internacional das Mulheres remontava apenas ao fatídico dia em que aconteceu um incêndio numa fábrica norte-americana devido às más condições de trabalho e que resultou na morte de mais de 100 mulheres.
Mas hoje se sabe que existiram alguns outros “dias das mulheres”, começando em 1909, quando houve uma passeata das mulheres também em Nova York. A pauta era similarmente sobre questões trabalhistas e nesse dia foi comemorado o “Dia Nacional da Mulher”.
Na Europa, as operárias também se reuniam, em 1911, para a criação de um dia das mulheres. Dentro de seis anos elas obtiveram finalmente o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março. Nesse mesmo dia, as trabalhadoras se manifestaram contra a fome causada pela Primeira Guerra Mundial, o que influenciou fortemente a Revolução Russa.
Histórias inspiradoras para o Dia Internacional das Mulheres
Depois de conhecer a história por trás dessa data comemorativa, selecionamos quatro projetos de mulheres que, assim como vocês, leitoras, são determinadas e lutam pelos seus sonhos:
Bruna Turco na Medicina Einstein
A Bruna prestou vestibular para Medicina há seis anos e recentemente conseguiu sua aprovação na renomada Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, além de duas outras faculdades de medicina.
Com um empréstimo, ela conseguiu pagar sua matrícula e reservar uma vaga, mas precisa pagar mais nove meses de estudos para tentar conseguir a bolsa de estudos integral. Além de contar com os voluntários, ela tem um brechó e ainda vende docinhos!
Tratamento médico da Wanis
Wanisleia é uma jovem vaidosa, alegre e feminina. Porém, há seis anos, ela foi diagnosticada com um câncer raro e os médicos brasileiros não têm mais estratégias de tratamento. Felizmente a família descobriu uma possibilidade de cura, que na verdade só existe nos EUA.
Voice: Inglês para Elas
O Voice é um lindo projeto de ensino gratuito de Inglês para mulheres residentes em São Paulo. É formado por 30 voluntários que atendem quase 100 mulheres. Mas eles precisam de dinheiro para custear o transporte das alunas e compra de material para o ensino, especialmente as apostilas de inglês.
Cachorro quente da Patrícia
Patrícia é uma mulher negra, mãe de dois filhos e desempregada. Com a situação financeira se agravando, ficou sem moradia e seus amigos a ajudaram com aluguel e alimentação. Além disso, eles conseguiram comprar um carrinho de cachorros-quentes. Porém, as dificuldades ainda existem, como a compra de todo o material para produzir os lanches.
Agora que você se inspirou nessas histórias, que tal criar uma vaquinha e ajudar alguma mulher que você admira?
Sem comentários