Entenda se existe alguma relação entre empreendedorismo e vaquinha online (e já vamos adiantando: tem sim!)
Você sabe se empreendedorismo e vaquinha online têm algo a ver uma com a outra? Pois bem. Vamos te explicar (e adiantar) que tem sim!
O ano é 2021 e o cenário é a pandemia ocasionada pelo COVID-19. Muitas lojas e restaurantes fechados ou com serviço restrito e horário reduzido. Além disso, alguns outros comércios, sem conseguir seu lucro, acabam por fechar completamente.
Dado esse cenário, o empreendedorismo e a vaquinha online começaram a se aproximar de uma forma nunca antes vista. Afinal, para ajudar a manter o comércio funcionando, muitos empreendedores optaram por criar uma vaquinha online com o objetivo de mudar o cenário econômico do seu negócio.
Porém, não é apenas arrecadar dinheiro. É fazer valer os seus próprios serviços para incentivar essa contribuição. Mas você irá entender melhor sobre isso adiante. Continue lendo!
Como funciona a vaquinha online para empreendedores?
É simples. Através da vaquinha online você poderá incentivar clientes e potenciais clientes a contribuírem com um determinado valor para sua campanha e, em troca, poderiam receber algum produto, serviço ou desconto.
Primeiramente, faça os cálculos e veja o quanto é necessário arrecadar na vaquinha. Em seguida, veja quais serviços ou produtos você pode oferecer por determinado valor de contribuição (por exemplo, se uma pessoa contribuir com R$50, ela poderá ganhar um lanche na reabertura do seu restaurante). E isso poderá fazer com diversos valores de contribuição.
Lembre-se de acoplar neste valor o custo do serviço/produto e também o seu lucro. Porém, lembre-se de diminuir sua margem de lucro! Afinal, muitas pessoas estão em situações difíceis também. Se você colocar o seu lucro normal em cima, não será vantajoso para o cliente. É imprescindível que seja vantajoso para ele.
Qual outra forma que posso utilizar a vaquinha online para meu empreendimento?
Se você ainda não tem uma presença online da sua empresa, está mais do que na hora de agir. Você pode criar uma campanha também com o intuito de trazer essa modernização para dentro de casa. Da mesma forma que a opção anterior, faça os cálculos e veja o que será necessário para começar a vender online (e-commerce ou delivery): um site? Parceria com aplicativos de delivery? Empresas de logística? Redes sociais?
Organize-se e faça um levantamento de gastos e coloque o valor como o objetivo na sua vaquinha. Neste caso, ao invés de trabalhar com a recompensa com produtos ou serviços, você também pode optar por, a cada determinado valor de contribuição, o doador receber um cupom de desconto a ser utilizado em uma compra online em seu site ou no seu aplicativo.
O importante é ter em mente que é preciso sempre inovar, pois é isso que fará com que seu negócio se torne sustentável e lucre ao passar dos anos. Fique de olho também no mercado e nas tendências, para que você sempre esteja um passo à frente dentre seus concorrentes.
O empreendedorismo e a vaquinha online são fortes aliados tanto em momentos de crise como até para ser iniciado. Então, tenha a vaquinha como uma opção para arrecadar dinheiro!
Conteúdos relacionados:
Sem comentários