Empresas de diversos setores podem adotar práticas ESG e obter benefícios consideráveis, como a redução de riscos e o aumento da eficiência operacional.
O mundo corporativo está em constante mudança e adaptações à realidade da época em que se vive. Não à toa, há toda uma transformação desde a revolução industrial para os dias atuais sobre a forma como as empresas funcionam – desde o bem-estar dos funcionários até a automação de processos, a forma como as empresas lidam com o meio ambiente e práticas sociais.
Enquanto nos últimos anos, as pessoas têm falado de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português), que representa os critérios pelos quais se avaliam as empresas em relação ao desempenho e impacto nestas três grandes áreas: meio ambiente, social e governança. No geral, usam esse termo em contextos empresariais para medir o grau de responsabilidade e sustentabilidade que uma organização aplica.
Com isso, o Ambiental está ligado às práticas de uso sustentável de recursos naturais, como a redução da pegada de carbono, gestão de resíduos e poluição e conservação da biodiversidade. O Social diz respeito às relações da empresa com os colaboradores, clientes, comunidades locais e sociedade, como políticas de inclusão, por exemplo. E, por fim, no que diz respeito à Governança, pode-se destacar as estruturas de governança corporativa, como transparência e ética.
Confira, a seguir, algumas práticas de ESG que podem ser facilmente aplicadas ao dia a dia da sua empresa e causam impactos significativos nos resultados do negócio:
Redução do uso de descartáveis e lixeiras de coleta seletiva
Uma das maneiras mais fáceis de contribuir com a sustentabilidade é reduzir o uso de plásticos descartáveis. As pessoas podem substituir copos plásticos por copos de vidro, canecas de material durável ou mesmo copos de papelão. Isso incentiva os funcionários a usarem menos descartáveis e reduz de forma drástica os impactos ambientais.
Políticas de economia de energia
Medir a eficiência energética do funcionamento do negócio é outro ponto importante para o ESG e é simples de aplicar. Por exemplo, as empresas podem desligar as luzes e os equipamentos que não são essenciais.
O uso de lâmpadas LED e sistemas de climatização mais eficientes também pode reduzir os custos operacionais e diminuir a utilização de carbono da empresa.
Políticas de diversidade e inclusão
A inclusão dentro das empresas fortalece o ambiente de trabalho e contribui de maneira gigante para a cultura organizacional, que se torna mais rica e inovadora com um ambiente diverso. Políticas de recrutamento inclusivas, programas de treinamento em diversidade e equidade salarial são alguns pontos importantes para essa prática.
Uma boa gestão e boas práticas de ESG na sua empresa podem trazer vários benefícios, como fortalecimento da reputação e da marca, redução de riscos e aumento da eficiência operacional. Alguns benefícios ainda podem ser concedidos para a empresa, como receber nota promissória parcelada e redução de alguns impostos.
Além disso, investir em sustentabilidade pode abrir novas oportunidades de mercado, já que consumidores estão cada vez mais conscientes e optam por produtos e serviços de empresas responsáveis. Assim, a adoção dessas práticas não só contribui para um mundo melhor, mas também pode resultar em vantagem competitiva.
Portanto, ao integrar a inclusão e as práticas de ESG na cultura corporativa, as empresas não só promovem um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, mas também se posicionam de forma mais forte e resiliente no mercado, preparadas para enfrentar os desafios do futuro com inovação e responsabilidade.
Sem comentários