Provavelmente você já deve ter escutado alguém falar sobre vaquinha solidária. Afinal, é um termo que vem se popularizando e sendo muito falado nesta época de pandemia devido ao coronavírus.
Para você, que tem interesse em criar uma, hoje nós vamos falar sobre a definição da vaquinha solidária e como ela funciona. Já vamos iniciar informando que ela é um grande meio para conseguir arrecadar dinheiro.
O que é uma vaquinha?
Mas antes de explicar o que significa uma vaquinha solidária é importante iniciarmos a explicação sobre o termo “vaquinha” em si. A vaquinha nada mais é do que uma contribuição em dinheiro (normalmente pequena) realizada por um grupo de pessoas para um determinado objetivo – o famoso financiamento coletivo. É muito comum ouvirmos falar sobre a vaquinha para a igreja, para arrecadar prendas na escola ou para ajudar alguém a comprar algo com a ajuda de um grupo de amigos.
O que é vaquinha solidária?
A vaquinha solidária entra exatamente nesta definição – da junção de pessoas para contribuírem e ajudarem uma determinada causa -, mas esse termo é comumente usado para falar sobre vaquinhas criadas na internet – ou também conhecidas como vaquinhas online.
Sendo assim, uma das diferenças encontradas quando falamos da vaquinha solidária, é que, quando feita pela internet, são usadas plataformas especializadas em financiamento coletivo. Dessa forma, cria-se uma página da vaquinha para conseguir receber doações de forma 100% online – via boleto ou cartão de crédito, por exemplo.
Esse método foi muito utilizado (e ainda está sendo!) nesta época de pandemia do COVID-19, uma vez que muitas pessoas tiveram seus negócios ameaçados devido à crise e precisavam de um meio para receber ajuda financeira.
Assim, devido à necessidade de distanciamento social e da quarentena, a internet foi um dos meios mais práticos, fáceis e seguros de pedir ajuda e fazer esse tipo de arrecadação.
Como funciona a vaquinha solidária?
A vaquinha solidária na internet é 100% online. Portanto, você entra no site especializado na criação de vaquinhas, como o Abacashi, faz o seu cadastro e facilmente já é possível criar uma página exclusiva para sua campanha.
Após personalizar essa página de acordo com a sua vaquinha, a ideia é que ela seja divulgada para receber visibilidade e, consequentemente, doações. É como se formasse uma corrente do bem: você começa compartilhando com amigos e parentes que você conhece, e a ideia é que eles compartilhem com outras pessoas e assim sucessivamente.
Portanto, quanto mais pessoas se sentirem tocadas com seu objetivo de campanha e mais conectados às suas necessidades, mais compartilhada sua campanha será e mais contribuições ela poderá receber.
E se caso você esteja se perguntando se realmente funciona, fica já a resposta: funciona sim! E se você duvida, é só entrar na página do Abacashi e conhecer os Abacashis públicos. São diversas vaquinhas com diversos propósitos, que conseguirão alcançar suas metas e estão no caminho.
Agora que você sabe o que é uma vaquinha solidária e como ela funciona, com certeza, já poderá criar a sua!
Conteúdos relacionados:
Sem comentários