Saiba quais medidas você deve adotar quando encontrar um cachorro abandonado
Seja no caminho do trabalho, da escola ou do passeio – você já encontrou um cachorro abandonado na rua e não soube o que poderia fazer por ele? Muitas vezes, por mais que você o amor pelos animais exista, às vezes há uma dificuldade de saber como agir para poder ajudar um animal abandonado. Ele está perdido? Ele foi largado? Ou nasceu nas ruas? Como poderia ajudá-lo? Com certeza, essas perguntas já passaram pela sua cabeça.
Por isso, nesse artigo, nós vamos te dizer o que fazer quando encontrar um cachorro abandonado na rua. Siga esses passos que, com certeza, você vai ajudá-lo a mudar o rumo da vida – para melhor – que possivelmente ele teria.
Primeiramente, quando se encontra um cachorro na rua, abandonado, é importante verificar se ele possui uma coleira. Caso sim, analise se há algum dado ou informação contida, como nome do cão, endereço, telefone… Muitas vezes os donos colocam essas informações, justamente para caso ocorra uma situação dessas, para que alguém possa ajudá-lo a voltar para casa.
Além disso, caso tenham pessoas próximas do cão, pergunte a elas se conhecem o dono do cachorro. Às vezes, podem ser cachorros que ficam soltos ou perdidos, mas possuem donos.
Se o cachorro não possui coleira, identificação e ninguém sabe quem seria o dono do cachorro abandonado, você pode resgatá-lo e levá-lo para casa.
Assim, a atenção com o bichinho continua! Salvar um animal de rua é importante e necessita de cuidados. Sendo assim, o ideal é que ele seja levado ao veterinário para um checkup, para saber se ele possui algum tipo de lesão, doença ou necessidade que não foi possível ser identificada até então. Se for caso, aproveite para também vaciná-lo! Afinal, provavelmente ele não teve nenhum cuidado dessa natureza.
Caso você não tenha dinheiro para bancar esses gastos, sugerimos criar uma vaquinha online. Afinal, é uma forma de conseguir arrecadar o dinheiro necessário para cuidar do bichinho. Hoje em dia, é uma forma muito utilizada para arrecadar para este fim. Conheça algumas vaquinhas e inspire-se.
Assim, depois de todos esses cuidados iniciais e essenciais, vem a segunda parte: encontrar o dono ou um novo dono. E para isso, a internet é uma grande aliada. Publique em suas redes sociais sobre o resgate do cachorro abandonado. Informe detalhes de onde o encontrou e coloque fotos também. Dessa forma, seus amigos e familiares podem compartilhar a postagem, sendo possível encontrar alguma informação sobre possíveis donos.
Porém, caso não tenha tido sucesso e, de fato, o cão pareça não ter um dono, você pode ficam com ele, buscar por um abrigo (ou ONG) para animais ou procurar por um novo dono ativamente. No caso do abrigo de animais, pesquise bastante para encontrar um local que transmita confiança e que realmente goste de animais e que gostaria de ajudá-lo.
Já se preferir buscar por um dono, as redes sociais voltam novamente a serem seus aliados. Então, publique fotos, informações sobre o cachorro, idade aproximada (normalmente o veterinário sabe informar), peso, tamanho, características… E aguarde por um pet lover que o queira muito!
Porém, cuidado: verifique se a pessoa que quer adotá-lo realmente pode dar o amor e carinho que o cachorro precisa, além de um lar estruturado que possa acolhê-lo. Caso contrário, ele correrá o risco de voltar às ruas novamente ou sofrer maus tratos.
Seguindo essas dicas, com certeza seu resgate ao cachorro abandonado será um sucesso. E, com certeza, você fará a diferença na vida dele.
Conteúdos relacionados:
Sem comentários