Por motivos de segurança e praticidade, cada vez mais pessoas estão optando pelo cartão de crédito. E, por não exigirem nome limpo ou conta em banco, os pré-pagos se tornaram ainda mais eficientes para o público, embora muitos ainda tenham dúvidas sobre a possibilidade de parcelar compras com cartão pré-pago.
Afinal, esse tal pedaço de plástico não serve apenas para diminuir o uso do dinheiro, mas também para oferecer prazo para que as pessoas possam adquirir seus itens de desejo antes de ter o valor total em mãos.
Então, o que fazer para usufruir de um cartão pré-pago, aproveitando todos os benefícios dessa facilidade de crédito? Continue a seguir e saiba mais!
Entenda o que é e como funciona o cartão de crédito pré-pago
O cartão de crédito pré-pago é um produto oferecido pelos bancos ou empresas financeiras que não exige análise de crédito e cadastros demorados para a sua liberação. Isso porque o sistema funciona de forma um pouco diferente em comparação aos cartões convencionais.
Nele, você adiciona um valor ao cartão — geralmente, por boleto ou transferência — e, após esse pagamento, a quantia fica disponível para a realização de suas compras em lojas físicas e serviços online, como assinaturas diversas e fechamentos em e-commerces.
É bastante utilizado também durante viagens no exterior, por pessoas que não têm cartão internacional ou que não querem perder com a variação da moeda até a data de pagamento da fatura. Entretanto, esse modelo de pré-pago é diferente dos utilizados em território nacional. Fique atento a esse detalhe ao adquiri-lo.
Descubra se existe a possibilidade de parcelar compras com o cartão pré-pago
Infelizmente, não, uma vez que esse tipo de cartão não opera, de fato, com a função de crédito. Em outras palavras, não é possível parcelar compras nele, pois não existe um limite pré-aprovado para suas transações — você o utiliza conforme adiciona valor ao seu saldo.
Por exemplo, imagine que você precisa de um novo celular que custa em torno de R$ 1.500,00. Com os cartões de crédito convencionais, seria possível comprá-lo em quantas vezes a loja realizasse o parcelamento, desde que houvesse o valor total no seu limite.
A cada mês, então, você precisaria dispor do valor da parcela para pagar a fatura. Já com o pré-pago, é preciso, primeiro, depositar essa quantia toda no cartão antes de adquirir o equipamento. Esse sistema é um dos mais eficientes para manter o controle das finanças pessoais e evitar o endividamento.
Veja uma alternativa para realizar compras parceladas com o seu cartão
O que fazer, então, para realizar uma compra de valor mais alto quando não se tem toda a quantia em mãos? A solução chama-se planejamento financeiro. Mesmo sem ter um limite de crédito, é possível realizar uma programação mensal para adquirir o que você precisa.
Sendo assim, utilize o seu cartão para poupar o dinheiro, depositando, mês a mês, o valor da parcela da sua compra. Basta descobrir o valor do item, ter em mente o quanto você pode pagar mensalmente por ele e depositar a quantia.
A medida pode exigir um pouco de paciência, porém, depois de 6, 8 ou 10 meses, você poderá realizar a sua compra, com a vantagem de que não terá de se preocupar com a dívida depois.
Embora não seja possível parcelar compras com cartão pré-pago, este artigo serviu para que você aprendesse mais sobre o sistema. Esperamos que você encontre maneiras de se programar financeiramente, acumulando o valor necessário para a realização do seu sonho.
Quer receber mais dicas e informações úteis sobre como aproveitar melhor o seu dinheiro? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter e não perca nenhum conteúdo!
Sem comentários