Entre as profissões, piloto de avião aparece em primeira colocação; área da saúde ganha destaque no ranking dos salários mais pesquisados
Escolher uma carreira é uma decisão que passa por diversos critérios, indo além da simples identificação com a profissão. Para quem está entrando no mercado ou mudando de área, pontos como segmentos de atuação, incentivo familiar e remuneração são essenciais para uma escolha certeira. Nesse processo, surge a necessidade – e a curiosidade – de saber o salário médio de cada profissão.
Quanto ganha? Foi a partir dessa pergunta que a Onlinecurriculo desenvolveu a pesquisa que traz as dez profissões que tiveram seus salários mais buscados pelos brasileiros na internet no último ano (que pode ser conferida na íntegra aqui). E, diferentemente do que se pode esperar, junto com alguns ofícios bastante tradicionais, aparecem atividades não tão comuns assim.
Abaixo, é possível conferir o ranking das dez profissões com salários mais procurados e o volume de buscas na internet:
Trabalhando nos ares
Voando alto no número de buscas, a profissão de piloto de avião parece que vem subindo à cabeça dos brasileiros, ultrapassando ocupações mais consagradas do mercado de trabalho. O interesse vai ao encontro do momento de recuperação do setor de turismo, que volta a crescer no Brasil e no mundo depois de ter passado por uma crise durante a pandemia.
Para se tornar um piloto de avião, é preciso fazer um curso que capacita o profissional a atuar em voos particulares ou em companhias aéreas, pilotando grandes aeronaves, o que exige ainda mais estudo por parte do profissional.
Área da saúde
Medicina, enfermagem e fisioterapia, a área da saúde é, certamente, uma das mais consagradas socialmente. Além do reconhecimento pela importância inegável das profissões, o segmento também pode chamar atenção pela remuneração – especialmente quando se fala da carreira de médico.
Mais recentemente, a psicologia também aparece, e cada vez com mais força, ganhando espaço no mercado de trabalho e na vida de uma grande parcela da população. Em um momento em que nunca se falou tanto em saúde mental, os psicólogos vêm para auxiliar as pessoas com angústias relacionadas à vida pessoal ou mesmo profissional.
Profissões que vêm se popularizando
Além da atividade de piloto de avião, também chamam a atenção no ranking o interesse pelas profissões de conselheiro tutelar e perito criminal. Mesmo sendo se diferentes áreas, os ofícios têm em comum o fato de não exigirem uma graduação.
Para se tornar um conselheiro tutelar, é preciso ter pelo menos 21 anos, residir no município onde deseja ser eleito e possuir reconhecida idoneidade moral. Algumas prefeituras oferecem cursos de formação para conselheiros tutelares, considerados como pré-requisito para participar da eleição. Já para a atuação de perito criminal é necessário que se faça algum curso de investigação forense e perícia criminal, além de conquistar a aprovação em um concurso público na área.
O ranking dos salários mais buscados revela, além de algumas profissões que estão entre as mais desejadas pelos brasileiros, um movimento do mercado de trabalho, especialmente com o crescimento da procura por ocupações menos tradicionais. Os dados podem ajudar aqueles que querem se especializar ou que buscam por vagas de emprego a entenderem como melhor podem se colocar no mercado em seu cenário atual.
Metodologia
Para descobrir os salários das profissões mais buscados, a Onlinecurriculo partiu da investigação dos termos mais comumente utilizados pelos brasileiros nessa procura em plataformas da internet como Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Foram analisados os dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período de agosto de 2023 a julho de 2024. Para a criação do ranking, foram selecionadas as dez primeiras profissões que apareciam com o maior volume de buscas, na soma dos últimos doze meses.
Vaquinha online como alternativa para projetos e empreendedorismo
Independente da área de interesse, todos nós sabemos o quanto é importante se especializar, com livros, cursos profissionalizantes, curso superior ou com qualquer outra maneira de aprendizado. Afinal, quando pensamos em praticar uma profissão, como as da lista mencionada, precisamos ficar o mais preparados possível para uma oportunidade, seja ela de emprego, para desenvolver um projeto ou até mesmo empreender.
Uma forma interessante de fazer essa “preparação” se tornar realidade é com uma campanha de arrecadação em um site de vaquinhas online, com a finalidade de financiar os estudos até o tão esperado “sim”.
Uma vaquinha online também pode ser uma porta de entrada para quem deseja empreender. Essa pode ser uma maneira para conquistar recursos enquanto se prepara para uma nova profissão ou até mesmo a chance de virar totalmente a chave e se tornar “o chefe”.
A vaquinha online promove um senso de comunidade e solidariedade. As primeiras pessoas que vão se envolver com o seu propósito, serão os seus familiares e amigos. Ao conseguir chamar a atenção das pessoas mais próximas, será provável que pessoas que não fazem parte do seu círculo de amigos também se engajem, apoiem o seu projeto e façam parte dessa corrente do bem. Essa é uma excelente maneira de unir pessoas em torno de um objetivo comum e mostrar que, juntos, podemos alcançar grandes coisas.
Ao criar uma vaquinha online, você pode personalizar a página com fotos, vídeos e descrições detalhadas que expliquem a causa e o objetivo da arrecadação. Isso não só torna a campanha mais atraente, mas também cria uma conexão emocional com os doadores em potencial. A facilidade de compartilhamento nas redes sociais permite que a mensagem alcance um público ainda maior, aumentando as chances de sucesso.
Além de tudo isso, aqui no Abacashi, o criador de uma campanha pode escolher por oferecer recompensas aos seus apoiadores e isso pode ser muito interessante se você possuir algo para retribuir o esforço dos contribuintes. E não precisa ser nada muito caro, até um produto que você venda pode ser uma dessas recompensas, é só usar a imaginação.
A Claudia é um exemplo de mulher batalhadora, que viu no empreendedorismo e no Abacashi, uma forma de recomeçar a vida. Ela é mãe solo de 5 filhos e vai às ruas todos os dias para vender produtos para sustentar sua família. O intuito da vaquinha criada pela Claudia é adquirir equipamentos que vão auxiliá-la na produção de seus doces e salgados. Confira essa história para se inspirar e apoie a Claudia nessa empreitada.
Sem comentários