A responsabilidade ambiental precisa estar no seu dia a dia e na da empresa que você trabalha. Saiba mais!
Não é de hoje que falamos sobre a degradação do meio ambiente. E, consequentemente, da necessidade de responsabilidade ambiental. De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em 2021, houve o pior desmatamento da Amazônia em 10 anos; 29% a mais do que o ano de 2020.
Ao longo dos anos, conseguimos observar reuniões mundiais para tratar de iniciativas e acordos para preservar e ajudar o meio ambiente. E, apesar de ser um assunto global, ele não pode ser ignorado por nós, indivíduos, e por empresas. É um dever de todos!
Mas o que é responsabilidade ambiental?
A responsabilidade ambiental é, então, um conjunto de atividades. Elas buscam eliminar ou reduzir iniciativas que levam danos ao meio ambiente, portanto, desfavorecendo sua preservação. Além disso, também há a busca por iniciativas sustentáveis, que tem como objetivo proteger o meio ambiente.
Responsabilidade ambiental em empresas
Além do seu papel social, a responsabilidade ambiental dentro das empresas também é importante. Afinal, afeta diretamente os lucros e o sucesso do negócio, de uma forma positiva. Somado a isso, o próprio mercado acaba por valorizar empresas que se preocupam com a natureza.
De acordo com uma pesquisa da União para o Biocomércio Ético (UEBT), 89% dos brasileiros acreditam ser importante consumir produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente – seja com boas práticas ou com o uso de insumos naturais. Além disso, 92% dos brasileiros dizem preferir organizações que adotam uma política de respeito ao meio ambiente e a biodiversidade.
Conheça alguns exemplos de responsabilidade ambiental nas empresas:
- Criar iniciativas para reciclagem de lixo dentro da empresa;
- Criar um sistema em que se reaproveite a água da chuva para fins de limpeza, por exemplo;
- Produzir serviços e produtos que tenham o menor impacto possível no meio ambiente;
- Adotar um regime de trabalho híbrido ou home office para reduzir a emissão de carbono pela não utilização de transporte público ou privado;
- Ter um olhar responsável para com o meio ambiente no ciclo do produto que é produzido e distribuído.
Responsabilidade ambiental no dia a dia
Já quando falamos em nós, como indivíduos, você sabe como podemos ter responsabilidade ambiental no dia a dia? Qualquer iniciativa aqui é válida e pode ser iniciada a qualquer momento. Conheça alguns exemplos:
- Economizar água;
- Economizar energia elétrica;
- Descartar o lixo adequadamente;
- Separar o lixo comum do reciclável;
- Não comprar produtos de empresas que poluem e agridem o meio ambiente;
E diversos outros.
Qual a importância em ter responsabilidade ambiental?
Todos nós sabemos: o meio ambiente está ameaçado. Sem mudanças, no nível individual até no global, não será possível pensar em um futuro viável para as próximas gerações. Sendo assim, o esforço é coletivo e qualquer mudança para preservar ou desenvolver o meio ambiente é de extrema importância.
Incentive sua família, sua empresa, seu bairro ou até mesmo sua cidade a ter responsabilidade ambiental. Afinal, juntos podemos fazer a diferença!
Sem comentários