Desde o ano de 2020, ocorreu um grande movimento no sentido de criar vaquinhas online para manter comércios e restaurantes, os quais foram fechados devido à pandemia do COVID-19.
Com a diminuição drástica da renda e dos lucros mensais, a ideia era criar uma campanha para que eles conseguissem pelo menos pagar as despesas de funcionários, luz, água e outras imprescindíveis para que esses pequenos negócios sobrevivessem.
Assim, para o sucesso da campanha, muitos comércios optaram por utilizar a opção de recompensas. Ou seja, quem contribuísse com determinados valores (já pré-definidos) na vaquinha, receberia uma recompensa em troca – como por exemplo: um produto, um serviço, um kit… No caso de restaurantes, muitos optaram por recompensar com vouchers de um valor maior do que o doado, combos de lanches, ou até um ingresso VIP.
Como começar a criar uma vaquinha para manter um comércio?
Primeiramente, você precisará:
- Fazer os cálculos para saber o quanto você precisa arrecadar
- Planejar o texto de descrição da vaquinha (essa etapa é extremamente importante!)
- Tirar fotos e criar vídeos para ajudar a impulsionar sua vaquinha
Essas etapas antecederão a criação da vaquinha. Feito tudo isso, você já pode iniciar, de fato, a criação!
Como criar uma vaquinha para manter o comércio?
- Agora, entre no site especializado de vaquinhas (sugerimos o Abacashi, uma vez que ele possui a opção para a criação de recompensas, além de diversos outros diferenciais)
- Faça seu cadastro
- Escreva todas as informações solicitadas
- Pronto! Agora é só compartilhar com as outras pessoas.
A criação da vaquinha em si, é super fácil, rápida e intuitiva. Porém, você precisa estar atento aos detalhes e aos próximos passos, para que ela realmente arrecade o dinheiro desejado e seja um sucesso. Confira as dicas que separamos para você.
Dicas extras para fazer sua vaquinha para comércio dar certo
- Foque na divulgação da vaquinha para seus clientes. Este é o primeiro público em que você precisa focar. Por eles conhecerem seus produtos ou serviços, é muito mais provável e mais fácil que sejam também doadores para sua vaquinha;
- Compartilhe regularmente sua campanha nas redes sociais da empresa. Hoje em dia, a forma mais fácil de alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo, é pelas mídias sociais;
- Use grande parte do seu tempo pensando na escrita que acompanhará cada divulgação. Afinal, só compartilhar o link da vaquinha pode não ser suficiente. Você precisará chamar a atenção das pessoas para que elas sintam vontade de clicar no link e ajudar o seu comércio;
- Não deixe de usar a opção de recompensas. Esta opção é a chave de muitas campanhas de sucesso! Pense o seguinte: as pessoas que doarem o valor para sua vaquinha, além de estarem ajudando seu comércio, também ganharão algo em troca. E isso é um incentivo gigantesco para que façam essa doação.
Criar uma vaquinha online para manter seu comércio tem como objetivo juntar a força do coletivo (clientes ou até não clientes) para ajudar seu comércio a ter fôlego para continuar a levar as melhores experiências, serviços e produtos para as pessoas. Portanto, lembre-se de duas coisas: primeiro, é totalmente possível dar certo e ter sucesso na sua vaquinha; segundo, as pessoas serão sempre essenciais para manter seu negócio, principalmente neste momento!
Conteúdos relacionados:
Sem comentários