O mês de dezembro está chegando e, se você pretende ajudar pessoas carentes através de uma campanha de Natal solidário, já está na hora de começar a se organizar!
Hoje em dia, você não precisa mais sair de casa para ajudar na arrecadação de dinheiro para o Natal solidário. Graças à praticidade advinda da internet é possível fazer algo muito mais interessante, transparente e prático através de uma arrecadação coletiva online.
Como funciona uma arrecadação coletiva para o Natal solidário?
Basicamente, através de um site de vaquinha online você irá criar uma campanha de arrecadação coletiva, que nada mais será do que uma página na internet só sua. Assim, nesta página, você irá inserir informações sobre a campanha do Natal solidário e, através dela, as pessoas poderão doar um valor via cartão de crédito ou boleto bancário.
Depois disso, quando o valor doado entrar na campanha, você poderá solicitar o saque e fazer as compras dos presentes de Natal.
Como organizar uma arrecadação coletiva para o Natal solidário?
Primeiramente, mobilize as pessoas com a ideia. Caso você já tenha participado de algum Natal solidário anteriormente, ficará ainda mais fácil. Reúna a todos e explique como funciona a arrecadação coletiva online.
Na hora de criar a campanha, lembre-se que o mais importante é o texto da sua vaquinha online. Não se esqueça de escrever sobre:
- Qual o é o objetivo da campanha;
- Qual o valor que se pretende arrecadar;
- O que será comprado com o dinheiro;
- Quem será ajudado (pessoas/ projetos);
- Quando e onde a ação irá ocorrer.
Apesar de não ser obrigatório, aconselhamos que na campanha tenham informações sobre os responsáveis pela criação da campanha. Afinal, este tipo de informação gera mais credibilidade e segurança para quem estiver pensando em doar. Portanto, quanto mais informações e mais detalhadas elas forem, mais será confiável aos olhos de quem não conhece a campanha.
É extremamente importante que as informações sejam atualizadas e as notas fiscais disponibilizadas para quem fez a doação. Isso dará margem para que, em outros campanhas futuras de Natal Solidário, as pessoas já confiem no seu trabalho.
Prestação de contas
Por fim, para complementar essa campanha de arrecadação coletiva, a criação de redes sociais é uma ótima alternativa para que as pessoas acompanhem o trabalho. Desde a arrecadação até o momento de entrega dos presentes do Natal solidário. Essa, com certeza, é a maior prova do que foi feito e como foi feito.
Quando você cria uma campanha de arrecadação coletiva no Abacashi, por exemplo, você tem acesso aos e-mails das pessoas que fizeram sua doação na campanha. Dessa forma, não esqueça de enviar um e-mail agradecendo a cada um que fez a contribuição, independente do valor contribuído. Além disso, que tal aproveitar para convidá-los a estar no dia da entrega de presentes?
Esses pequenos gestos farão toda a diferença para aproximar as pessoas da sua campanha de Natal solidário. Além do mais, elas podem ser as mesmas pessoas que te ajudarão na campanha do ano que vem, não é mesmo?
Sem comentários