Saiba de sua importância e como realizá-lo!
Os projetos sociais para comunidades carentes ganharam ainda mais visibilidade durante a pandemia do Covid-19. Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Instituto Data Favela realizada no início do ano de 2021, mostra que 68% de moradores de favelas não tinham dinheiro para comida em pelo menos 1 dia dentro de 2 semanas anteriores à pesquisa.
Mas não para por aí. A pesquisa também mostrou que o número de refeições diárias realizadas por estes moradores caiu. Então, de uma média de 2,4 refeições por dia, foi para 1,9 refeições por dia, quando comparado a agosto de 2020.
Sendo assim, os projetos sociais acabam fazendo um papel fundamental. E não apenas para a sobrevivência dessas pessoas. Sim para a luta contra a desigualdade que ocorre no país.
Mas afinal, qual é a importância dos projetos sociais?
Os projetos sociais têm como objetivo criar oportunidades para quem não tem acesso a ela. Afinal, a alimentação, a moradia, a segurança, a saúde e a educação são direitos básicos para a vida. E, por não serem acessíveis a todas as pessoas, os projetos sociais têm o papel de levar essas oportunidades para que as pessoas possam ter mais dignidade.
O Médico Sem Fronteiras, por exemplo, é uma instituição francesa que, há mais de 50 anos, leva serviços de saúde a pessoas em total vulnerabilidade social. São pessoas que passaram por guerras, por pandemias, por tragédias ambientais e muitos outros.
Como realizar um projeto social para comunidades carentes?
Uma das formas de iniciar um projeto social para comunidades carentes é, primeiro, entender qual comunidade você quer ajudar, o que ela necessita e se você também pode abraçar a causa.
Dado isto, temos as seguintes etapas:
- Crie um ou mais grupos de pessoas que possam estar tão engajados como você. Então, caminhem juntos nessa jornada. Todos precisam estar comprometidos para que possam iniciar o projeto;
- Tenha em mente que o projeto precisa ser viável. Você precisará criar estratégias para conseguir recursos financeiros. E, então, para conversar com o poder público. Além de precisar ter um projeto sustentável;
- Identifique qual é a missão do seu projeto, ou seja, porquê ele existe;
- Faça um planejamento das atividades, como se fosse um cronograma. Divida o objetivo final maior em pequenos objetivos. Também mapeie como será realizado e por quem. Além disso, não esqueça de informar o valor que será necessário nas etapas;
- Planeje como será feita a captação de recursos. Existe uma infinidade de formas para conseguir dinheiro, como: vaquinha online no Abacashi, eventos sociais, patrocínios e parcerias;
- Coloque o que você planejou em prática. Depois de toda a parte teórica, chegou a hora de transformar tudo em ação. Por isso, não se esqueça de fazer um acompanhamento de perto, em cada etapa. E, claro, reunir os envolvidos de forma frequente, para conversarem sobre o andamento do projeto. Uma equipe articulada e alinhada aos objetivos irá conseguir um resultado muito melhor.
Neste artigo, vimos o quanto projetos sociais são importantes para comunidades carentes. Essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento de cada indivíduo e para toda a população. Se você estava em dúvida em como fazer e porque fazer, pode entender quão relevante é para nossa sociedade!
Sem comentários