Todo mundo fala sobre a ONU! Mas você sabe o que significa?
Você, com certeza, já ouviu falar sobre a ONU na televisão, em sites de notícia ou em redes sociais. E, normalmente, esse termo está associado à sociedade, ao impacto social ou ao bem-estar social. Mas você sabe o que ONU significa? Então veja alguns exemplos de títulos de notícias a seguir:
“Talibã proíbe que mulheres afegãs trabalhem para a ONU” (fonte: Correio Braziliense)
“Relatório da ONU aponta risco de crise global por escassez de água” (fonte: G1)
“ONU coloca turismo no centro de políticas para proteção do meio ambiente e erradicação da pobreza” (fonte: Governo Federal)
Mas você sabe realmente o que é a ONU e qual seu papel na sociedade?
A Organização das Nações Unidas, que tem como sigla ONU, é uma organização governamental internacional composta por 193 países membros de todas as regiões do mundo.
Portanto, ela tem como objetivo atuar na manutenção e promoção da paz, dos direitos humanos e conseguir a cooperação internacional para solucionar questões referentes à economia, sociedade, cultura e humanidade.
Como foi criada a ONU?
Para entender a história da ONU é preciso voltar para o contexto após a Primeira Guerra Mundial. Então, naquela época, um organismo internacional chamado Liga das Nações foi criado para manter a harmonia entre as nações após o conflito.
Contudo, apesar da organização ter auxiliado na resolução de alguns conflitos territoriais, ela tinha pouca representatividade no mundo; tanto em relação à população mundial quanto na participação de outros países potência.
Dessa forma, não foi possível evitar a Segunda Guerra Mundial, além de outras invasões e guerras, as quais ocorreram após esse período de criação da Liga das Nações.
A ONU foi criada oficialmente no dia 24 de outubro de 1945, com a ratificação da maioria dos 51 países signatários. Portanto, ao longo dos anos, diversos outros países foram aderindo à ONU e sua atuação acabou se expandindo, indo além da manutenção da harmonia entre os países e entrando em esferas econômicas e ambientais.
Como a ONU é composta?
A ONU é composta por seis órgãos, que atuam em diferentes frentes:
- Assembleia Geral: formada por todos os países-membros da ONU. Anualmente esses países se reúnem e discutem pautas referentes à paz, qualidade de vida e segurança da população de todo o mundo.
- Conselho de Segurança: formado por 15 países-membro, os quais 5 deles são membros permanentes (EUA, França, Rússia, China e Reino Unido) e 10 são escolhidos a cada 2 anos. Tem como objetivo realizar discussões sobre solução de possíveis conflitos e ameaças à paz mundial.
- Conselho Econômico e Social: auxilia em políticas relacionadas ao desenvolvimento e cooperação socioeconômica. O conselho é composto por 54 países e seus membros são eleitos a cada 3 anos.
- Conselho de Tutela: foi suspenso em 1994, uma vez que seu papel era proteger territórios que não possuíam um governo específico, mas que hoje já são independentes. Esse conselho pode voltar à ativa caso haja necessidade.
- Corte Internacional de Justiça: é o principal órgão judiciário da ONU e tem como objetivo solucionar conflitos jurídicos entre os países-membros. É formado por 15 países e tem mandato de 9 anos.
- Secretariado: dirigido pelo secretário geral, ele fornece estudos e informações para que as reuniões aconteçam em cada órgão.
Continue acompanhando esse e outros conteúdos sobre a ONU, a Agenda 2030 e ESG no Blog Abacashi!
Sem comentários