Quem está na graduação sabe que a festa dos formandos para fechar o ciclo e comemorar junto de seus amigos e familiares é tão importante e desejada quanto conseguir o sonhado diploma. No entanto, colocar isso em prática nem sempre é uma tarefa simples, na medida em que, entre outras questões, é preciso encontrar ideias para arrecadar dinheiro para formatura.
Falamos isso porque fazer uma formatura dos sonhos pode custar muito caro, já que isso envolve gastos com reserva de espaço, contratação de fornecedores, atrações e aluguel de equipamentos, além de custos com convites e outras coisas menores.
Para garantir esse dinheiro, o que faz a diferença é um bom planejamento. Saber quais são os objetivos e traçar rotas para chegar lá se torna essencial. Então, a fim de arrecadar verbas para formatura, atente para o montante necessário da festa, bem como para o controle e uso adequado desse dinheiro.
Neste post, confira algumas ideias que vão ajudar você a alcançar bons resultados nessa missão!
Comece a arrecadação com antecedência
A arrecadação deve começar o mais cedo possível, de preferência na metade do curso. Isso permite mais oportunidades para colocar as estratégias em ação e estudar novas possibilidades caso as primeiras atividades falhem.
Monte uma estimativa com todos os gastos relacionados ao grande dia, como o pagamento da própria festa, aluguel de roupas, álbum e filmagem, viagem de formatura etc. Com o valor em mãos, crie pequenas metas do quanto arrecadar a cada semestre, para garantir o dinheiro a tempo.
Prepare-se para os desafios
Confie nos seus esforços e tenha em mente a ideia de que você alcançará seu objetivo de arrecadar dinheiro para a formatura. Além disso, mantenha o controle e a positividade mesmo quando alguma etapa não for tão bem-sucedida quanto esperava. Caso algum imprevisto aconteça, mantenha a calma, estude o que deu errado e recomece o processo.
Seja transparente quanto ao seu objetivo
As pessoas precisam saber para onde o dinheiro delas será encaminhado. Portanto, informe se parte da grana arrecadada com a venda dos seus produtos irá para a formatura, bem como nos eventos realizados para arrecadar fundos.
Se optar pela criação de um crowdfunding para financiar sua festa de formatura, mantenha os participantes informados sobre o montante arrecadado e dê um feedback de onde foram empregados os recursos da campanha. Agindo de forma transparente, você aumenta o engajamento de todos com o sonho coletivo.
Desenvolva produtos e brindes especiais
Outra ação que visa arrecadar dinheiro para formatura é apostar na venda de produtos da turma, como brindes personalizados. Sabendo disso, a dica é investir na fabricação de produtos como adesivos, canecas, camisetas e até mesmo álbuns de fotos, que são alguns materiais que podem representar o curso.
O lucro dessas vendas é um bom complemento nos fundos para a festa. O público-alvo pode focar os próprios formandos, que podem querer os itens como uma forma de recordação dessa etapa, por exemplo, mas também familiares e pessoas próximas que queiram contribuir com a festa.
Venda doces ou salgados na faculdade
Uma excelente maneira de juntar dinheiro para a formatura é vender docinhos ou salgados nos corredores da faculdade, já que esses itens têm um forte apelo entre os estudantes. Você pode optar por brigadeiros, brownies, empadas, coxinhas, bolos ou quaisquer outros quitutes que saiba fazer bem.
Organize eventos para arrecadar dinheiro para a formatura
A organização de festas e ações coletivas é uma excelente ideia para arrecadar dinheiro para a sua formatura. Use a criatividade e inteligência para criar, encantar os envolvidos e garantir mais doações e boa captação de recursos. Confira a seguir algumas sugestões.
Bazar colaborativo
Uma excelente forma de angariar fundos para a sua formatura é organizar um bazar colaborativo e destinar os lucros para a festa. Para preparar esse evento, peça a seus amigos e parentes peças de roupas, calçados e até mesmo objetos de decoração seminovos para colocar à venda.
Depois de recolher as doações, basta escolher um dia e local estratégicos, dando preferência a fins de semana e espaços de grande circulação de pessoas. Para garantir a presença do público, você ainda deve investir em uma boa divulgação, usando ferramentas como as redes sociais ou até mesmo cartazes colados em espaços de convivência da sua faculdade.
Festas temáticas ou periódicas
Festas e eventos também são ótimas opções. O valor dos ingressos e entradas ajuda a complementar os fundos coletados de uma forma criativa e interessante. As comemorações podem ser semestrais ou anuais, reunindo a galera em momentos de diversão.
Uma festa para a recepção de calouros no segundo ano costuma ser tradição, assim como o churrasco da turma. Mas vocês ainda têm a opção de incorporar “os produtores de eventos” e apostar em pequenos festivais de música voltados para colegas de outras turmas ou até mesmo festas à fantasia.
Que tal usar ainda mais a criatividade para desenvolver outros tipos de eventos, como palestras e workshops especiais? Assim você consegue arrecadar fundos ao mesmo tempo em que ganha horas extras de atividades acadêmicas! Só fique atento para a escolha das atrações e uma boa divulgação para que os esforços se justifiquem.
Show de talentos
Para os mais desinibidos e ousados, a ideia de um show de talentos é uma boa pedida. Reúna os amigos e conhecidos que apresentam algum dom diferenciado — como canto, pintura, fotografia ou habilidade em algum instrumento — para dar início ao evento.
Capriche na divulgação e cobre entrada dos telespectadores para viabilizar a iniciativa, arrecadando também com a inscrição de candidatos no festival. Além de cobrir os custos, as apresentações devem ter parte da renda destinada para o objetivo da formatura.
Bingo entre amigos
É um evento que costuma divertir todas as idades e estilos. Ofereça prêmios e brindes que sejam atrativos para o público, colocando à disposição produtos e doces que você tem produzido para viabilizar a formatura. O ideal é não cobrar pela entrada, mas vender as cartelas para que seus amigos e convidados possam participar.
Nomeie uma comissão de formatura
A comissão de formatura é um grupo de estudantes que estará responsável por ficar à frente da organização da festa. Entre suas atribuições, estão:
- lidar com a contratação de fornecedores;
- correr atrás de espaço para realização da festa;
- organizar eventos paralelos e tomar algumas decisões;
- manter os outros formandos a par de todas as etapas.
Apesar de essa comissão concentrar muita responsabilidade nas suas mãos, eleger esses representantes é vantajoso por centralizar todos os processos, inclusive a administração da verba — já que o grupo deverá ter controle sobre a arrecadação para evitar calotes de agências e movimentações desnecessárias. Afinal, é preciso ter muito cuidado para não perder dinheiro com a formatura!
Planeje a venda de rifas e convites extras
Ainda que exija bastante persuasão para vendê-las, a criação de rifas sempre compensa ao final. Para tanto, o ideal é estabelecer uma meta para cada aluno, de modo a dividir os esforços e contar com um prêmio interessante para estimular a compra.
Quanto aos ingressos da festa, a quantidade de convites gratuitos deve ser limitada por aluno, para não ultrapassar a capacidade do evento ou gerar injustiças. Dessa forma, convidados extras devem pagar pela entrada, gerando mais fluxo de caixa para o evento.
Invista o dinheiro arrecadado
Caso vocês sigam a dica de começar a arrecadar o montante com antecedência, uma alternativa é aplicar esse dinheiro para render em diferentes formas de investimentos financeiros. A alternativa mais comum é manter a verba intacta em uma poupança, mas os rendimentos fixos são muito baixos e você perde poder de compra ao longo do tempo.
Sabendo disso, aposte em outras opções, como investir em cartas de crédito dos bancos ou comprar títulos do tesouro direto, que oferecem taxas de rendimento fixas e um pouco mais altas do que da poupança.
De maneira geral, o ideal é poupar o dinheiro arrecadado com investimentos que ofereçam boa rentabilidade, mas, ao mesmo tempo, que mantenham o capital em segurança. Portanto, controle os impulsos de comprar ações ou bitcoins, pelo menos neste momento.
Divulgue as suas ações
Para obter sucesso nessa empreitada de arrecadar recursos para a formatura, deixe a timidez de lado e promova suas iniciativas com afinco. Assim, mais pessoas terão conhecimento dos eventos que você lançou e poderão contribuir. Além do boca a boca, utilize a tecnologia e a internet para viralizar os seus eventos.
Crie uma vaquinha online
Que tal arrecadar dinheiro para formatura por meio de plataformas digitais? As vaquinhas online são muito interessantes, porque ficam abertas para contribuição livre e você pode solicitar a colaboração de seus amigos e familiares.
Esse é o caso do Abaca$hi. A plataforma ajuda a criar campanhas online e fornece ferramentas para estipular valores e metas. Visitantes de outros projetos podem acessar e contribuir com a sua vaquinha e você também pode divulgá-la nas redes sociais e contar com a ajuda de seus colegas para compartilhar e buscar mais engajamento.
Os valores na plataforma ficam sempre atualizados, sendo possível acompanhar a quantidade arrecadada em tempo real. Com todos os alunos da turma ajudando na ação, o resultado pode ser bem satisfatório, como já aconteceu com as vaquinhas da Marcinha e do Juliano!
Estas foram as nossas dicas e ideias para arrecadar dinheiro para formatura e ajudar você a realizar este feito de forma eficiente e organizada. Assim, a obtenção dos recursos acontecerá em tempo para você se programar para o grande dia. Esperamos que você alcance seu objetivo e realize mais esse grande sonho!
Quer saber mais sobre o Abaca$hi? Acesse o nosso site e veja como começar a arrecadar dinheiro para formatura da turma agora mesmo!
Sem comentários