Como sentir, na prática, o impacto positivo do ESG nas empresas?
A importância do ESG é indiscutível e vai além de uma simples tendência – afinal, cada vez mais o ESG se torna um fator competitivo nos negócios, uma vez que tanto o mercado quanto a sociedade veem com bons olhos empresas que se preocupam com essa iniciativa.
Esse aumento do interesse – em todo o mundo – pelo ESG tem vários motivos.
Primeiramente, vemos a urgência de ajudar o meio ambiente, pois a crise climática está presente e, cada vez mais, empresas percebem que se não cuidarmos do mundo hoje, não existirá o amanhã.
Por outro lado, CEOs de grandes empresas, como o da multinacional americana BlackRock (a maior em gestão de ativos no mundo), já dizia em 2020 que puniria empresas que não promovessem o ESG, através de estratégias de investimento.
Portanto, ainda reforçando essa ideia, hoje, há um índice na Bovespa (bolsa de valores de São Paulo) que é responsável por medir a performance de títulos que cumprem critérios de sustentabilidade, sendo ponderado pelas pontuações ESG da S&P Dow Jones.
Mas como é possível sentir e medir o impacto positivo do ESG, na prática, independente do tamanho da empresa?
A resposta será dada a partir de cada uma das siglas do ESG abaixo. Acompanhe:
· Environment (Ambiental)
Esse pilar faz referência a práticas que seriam benéficas ao meio ambiente, como por exemplo: reuso da água, economia de energia elétrica (como a escolha de equipamentos mais modernos que utilizam menos energia), descarte de resíduos da forma correta e apoio a parceiros que possuem também iniciativas sustentáveis.
Então, o impacto positivo do ESG poderia ser percebido pela economia financeira (de água e energia), além de uma percepção positiva pela sociedade, investidores e até outras empresas, gerando também uma vantagem competitiva.
· Social
O social envolve tanto os colaboradores da própria empresa, clientes quanto a comunidade. Sendo assim, iniciativas que visam o bem-estar dos envolvidos podem ser percebidos na prática:
- Pela satisfação dos clientes;
- Pelo engajamento de colaboradores com a empresa;
- Pela motivação dos colaboradores;
- Por iniciativas que visam a qualificação e o bem-estar emocional dos colaboradores;
- Pelo respeito a leis (trabalhistas, direitos humanos e LGPD);
- Pelo respeito e relacionamento com a comunidade do seu entorno.
· Governance (Governança)
Sendo a governança relacionada a política da empresa, aqui, é possível medir seu impacto positivo através:
- De como a empresa está sendo conduzida;
- Da estrutura que compõe os comitês de ética e auditoria;
- Da existência de um canal de denúncias e de uma política de transparência;
- De como é realizada a gestão de riscos da empresa.
Por isso, quando todos os pontos desses 3 pilares são analisados é possível entender o impacto positivo do ESG na prática, dentro da empresa. Portanto, quase nenhum deles é percebido de forma imediata, e é por esse motivo que o ESG não cabe como uma prática superficial ou como uma iniciativa que atua isoladamente. Ela precisa estar enraizada na cultura da empresa e presente na alta liderança.
Sem comentários