Quando você deseja começar um negócio ou quando quer fazer um planejamento de expansão empresarial, precisa pensar em formas de conseguir capital para investir no seu negócio.
Esse é, muitas vezes, um grande desafio para os empresários que têm dúvidas se vale a pena pedir um empréstimo, investir dinheiro próprio ou tentar outras formas de financiamento como através de incubadoras, por exemplo.
Entendendo essa necessidade, fizemos este texto para orientar você sobre as diferentes formas de conseguir capital que existem e dar algumas dicas para você investir de forma segura e coerente em seu negócio.
Planejamento financeiro para começar um negócio
Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de um negócio é o seu planejamento financeiro, principalmente quando a empresa está começando.
Porque, geralmente, o empresário tem um orçamento curto e precisa definir exatamente o percentual de verba que será dedicado a cada setor da empresa.
Quando você não faz um planejamento financeiro, acaba lidando com despesas que esqueceu de considerar e percebe que existem muitos custos extras.
Por isso, é essencial mapear os gastos e receitas aproximados que o seu negócio irá ter para se programar de maneira mais assertiva, o que aumenta bastante a chance de o negócio dar certo.
Como conseguir capital para começar um negócio?
Mas como conseguir capital para começar um negócio se eu não dispuser da quantia necessária? Existem diversas formas de financiar o seu projeto e vamos te mostrar quais são as principais delas.
Capital próprio
Primeiramente, você pode usar dinheiro próprio no seu plano de expansão empresarial. Ou seja, se você acredita na sua empresa, invista o seu próprio dinheiro para ter o retorno esperado.
A grande vantagem é que, se o seu negócio der certo, o retorno é todo para você e não precisará pagar investidores externos ou juros de empréstimos.
Investidor externo
Você também pode contar com um ou alguns investidores externos para ajudar a alavancar o seu negócio. Para isso, procure pessoas interessadas no seu produto ou serviço ou investidores do mercado que possam colaborar com o seu projeto.
Assim, vocês irão combinar prazos e taxas de retorno encontrando uma opção que seja boa para ambos os lados.
Empréstimo
Caso você não tenha dinheiro próprio nem possa contar com um investidor, ainda pode solicitar um empréstimo para conseguir a expansão empresarial.
Há opções para diversos tamanhos de negócio e empresas. Você pode contar com microcrédito, empréstimo com garantia e diversas outras alternativas.
Caso você precise da verba com urgência, pode contratar um empréstimo rápido para receber o dinheiro em até 24 horas. Essa opção é boa para pagar dívidas e resolver emergências, mas nem sempre tem taxas de juros atrativas, já que o prazo de avaliação de crédito é curto e o empreendedor precisa rapidamente do dinheiro.
Você também pode solicitar um empréstimo pessoal. O empréstimo consignado e com garantia tem taxas mais baixas do que outras opções. E o benefício é que você não precisa justificar o uso do dinheiro, diferente do que ocorre com financiamentos, por exemplo.
Crowdfunding para começar um negócio
O Crowdfunding é uma maneira eficiente de alcançar a expansão empresarial. Trata-se de um financiamento coletivo do seu projeto através de uma plataforma da internet. De maneira geral, uma pessoa doa uma quantia para a sua empresa e recebe uma recompensa por isso. Quanto maior o valor doado, melhor a recompensa.
Você também pode optar pelo Equity Crowdfunding, uma modalidade em que financiam a sua empresa como um todo em troca de títulos dela ou percentual de participação.
Incubadoras
Outra opção é contar com a ajuda de incubadoras de empresas, que geralmente ficam em universidades. Essa ajuda pode ser de gestão financeira ou do uso do espaço físico do lugar, por exemplo. Além disso, as incubadoras ajudam o empreendedor a conseguir parcerias e oportunidades.
Algumas incubadoras até contam com um aporte financeiro para investir em certos negócios. Então verifique esta possibilidade e as opções próximas a você com as quais você pode participar.
Comece pequeno
Se você está começando um negócio ou ainda pensando em empreender, não espere ter toda a verba necessária para alavancar a empresa. Ou seja, apenas comece e espere porque, com o tempo, você poderá alcançar a expansão empresarial.
Assim, comece pequeno e veja formas de crescer aos poucos conforme o negócio vai dando certo.
Considerações finais
Agora você já sabe algumas formas de obter capital para começar o seu negócio ou alavancá-lo.
Você pode investir capital próprio, procurar um investidor externo, pedir empréstimo, ou até buscar formas mais alternativas como o Crowdfunding e as incubadoras de empresas.
Assim, encontre a solução ideal para você e invista no seu negócio, seja para começar um empreendimento ou para atingir um plano de expansão.
Sem comentários