Você tem uma vaquinha online para ajudar animais, mas não sabe como escrever um texto? Acompanhe este conteúdo!
Criar uma vaquinha online com objetivo de conseguir ajuda para animais é um motivo mais que nobre! Mas sempre surgem várias dúvidas relacionadas a como escrever um texto pedindo ajuda, ou de que maneira contar a história da sua campanha sendo claro, objetivo e deixando evidente a sua necessidade.
Além do texto precisar ser mais conciso e breve, é importante colocar informações de relevância para passar confiança aos doadores, parceiros do projeto e, dessa forma, conseguir alcançar mais pessoas para ajudar na sua causa.
Elaborar uma vaquinha online para pedir ajuda para animais não é um grande mistério, mas existem algumas técnicas que podem ajudar. Por exemplo:
Foto de capa para campanha de animais
Nessa etapa, é importante saber que a foto de capa é o cartão postal da sua campanha. Portanto, é ela que, provavelmente, estará estampada nos posts compartilhados pelas redes sociais, nas miniaturas do link enviado via whatsapp e também é possível que as pessoas que queiram ajudar no compartilhamento a utilizem em suas próprias comunicações.
Então, as melhores dicas para uma foto de capa são:
- Utilizar uma imagem com qualidade;
- Evitar imagens com conteúdo sensível, como machucados aparentes;
- Analisar a possibilidade de criar uma arte que contenha a foto dos animais que precisam de ajuda, o nome da campanha e um Call To Action (CTA) que é uma chamada para ação, ou seja, o convite para doação.
Vídeo explicativo
Também é de grande valor utilizar um vídeo na plataforma, seja mostrando um pouco os animaizinhos que precisam de ajuda quanto o espaço onde ele se encontra, por exemplo. Para casos de campanhas de abrigos, é superinteressante mostrar os espaços, os animais interagindo com os voluntários e responsáveis do projeto e até mesmo mostrar cenas das feiras de adoção.
Imagens no texto da campanha de ajuda para animais
Outra maneira bastante ilustrativa é inserir imagens divisórias ao longo do texto da campanha. Essas imagens podem conter os temas principais da estrutura, como: quem somos, qual nosso objetivo, quais são nossos desafios, como o valor será utilizado…, mas também podem conter mais imagens da sua causa. Então, capriche! Você pode conferir um bom modelo de campanha acessando a página da vaquinha online Se esse Abacashi fosse meu.
Mas, de fato, como escrever um texto pedindo ajuda para animais?
O mais importante logo no começo é você falar sobre os animais que precisam de ajuda: quem são eles, de onde vieram, como você os conheceu e quais são os passos necessários para ajuda-los. Dessa forma, você poderá inclusive justificar quais são os gastos.
A segunda etapa é falar apenas sobre os gastos: quanto você precisa, de que forma esse valor será utilizado, quais são os serviços que receberão pagamento, quais são os custos com alimentação, medicação, estadia (caso os animais estejam em lares temporários custeados por você), possíveis procedimentos médicos e cirúrgicos, dias de internação, vacinas… tudo isso é importante, então explique corretamente para seus doadores todos os pontos.
Além dessas duas etapas, também é importante sempre lembrar da transparência, então convém mostrar notas fiscais de serviços ou compras realizadas para/com o valor da campanha que está em curso.
Se você ainda tem alguma dúvida, veja dois exemplos abaixo. O primeiro é da campanha “Adote um ninho” do Instituto Tartarugas do Delta, que tem como objetivo o monitoramento da desova das tartarugas na região do Piauí. A segunda é a campanha “Cachorrinha de rua atropelada”, onde Nick conta um pouco sobre a história da Fubá e seu resgate. Acompanhe:
QUEM SOMOS
Somos uma instituição sem fins lucrativos (ONG) Instituto Tartarugas do Delta, que atua no litoral Norte do Brasil, região da APA Delta do Parnaíba (unidade de conservação federal). Realizamos um trabalho voluntário de manejo e conservação com tartarugas marinhas no litoral piauiense e ilhas do Delta do Parnaíba.
O QUE FAZEMOS
Realizamos atividades de monitoramento de praia para acompanhar as desovas de tartarugas marinhas (subida das fêmeas à praia para confecção dos ninhos). Estes ninhos serão monitorados até o momento do nascimento (período de 60 dias). Após o nascimento, os filhotes são liberados no mar. No Piauí as praias de desova são distribuídas em três municípios Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Além disso, realizamos atividades educativas com público escolar e não escolar durante a temporada reprodutiva (limpeza de praia, oficinas de capacitação, ciclo de palestras e exposição fotográfica).
AS AMEAÇAS
Alguns fatores que podem comprometer a sobrevivência desses animais ameaçados de extinção, são: ninhos confeccionados em áreas de risco (estes devem ser transferidos), circulação de veículos nas praias de desovas, descarte inadequado de lixo na praia, ocupação da orla de forma desorganizada, iluminação artificial sem critérios técnicos de sustentabilidade (a luz desorienta as fêmeas e os filhotes, dificultando o retorno para o mar).
NOSSO DESAFIO
Ajudar a proteger as praias de desovas e salvar os filhotes de tartarugas marinhas. Para atingir esse objetivo, estamos pedindo um apoio financeiro através da campanha “ADOTE UM NINHO”. A proposta é conseguir recursos para continuarmos os trabalhos de conservação que ocorre entre os meses janeiro a agosto (temporada reprodutiva). O recurso adquirido será destinado para aquisição de combustível, auxílio para os pescadores, material de consumo (canos, bandeiras de sinalização, luvas, máscaras, álcool, isopor) e serviço de manutenção do veículo.
NOSSO OBJETIVO
Com sua ajuda, buscamos monitorar as fêmeas (marcação), proteger os ninhos e salvar o maior número de filhotes.
Nossa expectativa é salvar mais de 20 mil filhotes de tartarugas marinhas durante esta temporada reprodutiva de 2023.
Resgatamos uma cachorrinha de rua que foi atropelada
Resgatamos uma cachorrinha que foi atropelada hoje de manhã (09/11) por um motorista que avançou para cima de um grupo de cães que estavam comendo umas sobras caídas na nossa rua.
O motorista atropelou o grupo e a maioria dos cachorros conseguiu evitar o carro, mas uma delas não!
Essa cachorrinha ficou muito machucada, sem conseguir andar. Quando conseguimos pegar ela, vimos que estava com alguma coisa quebrada nas patas de trás, as patas da frente bem machucadas, o focinho machucado, um dos olhos avermelhados no canto e estava tremendo e chorando de dor.
Ela é super mansinha e deixou a gente pegar ela no colo com uma coberta para levar no veterinário.
Todas as ONGs que conhecemos só abriam mais tarde e ela podia não resistir até lá se tivesse algum ferimento interno grave. Então tivemos que levá-la rápido no veterinário.
Precisamos da maior ajuda possível para montar uma vaquinha para custear o tratamento dela até agora. Por favor, qualquer ajuda é válida!
Esses dois exemplos podem te ajudar e servir de inspiração para que você possa escrever um texto pedindo ajuda para animais e, claro, obter sucesso em sua campanha de arrecadação coletiva!
Sem comentários