Fazer uma vaquinha online se tornou algo muito comum e simples com a internet, sendo uma das grandes responsáveis por arrecadar dinheiro para ajudar instituições e famílias carentes durante a pandemia do novo Coronavírus.
O termo “fazer uma vaquinha” surgiu em meados de 1920 quando um grupo de futebol resolveu juntar uma determinada quantia em dinheiro para que fosse pago aos jogadores ao final da partida, já que naquela época eles não eram remunerados.
O total do valor arrecadado era referenciado por um determinado animal, quando eles juntavam 5 mil reais faziam “um cachorro”.
Quando juntavam 10 mil faziam “um coelho” e quando arrecadavam o valor mais alto que era 25 mil faziam “uma vaca”.
Daí surgiu o termo que se popularizou e passou por gerações e gerações, hoje a maioria das pessoas sabem o que significa este termo e o objetivo de se fazer uma vaquinha.
Financiamentos coletivos na pandemia
Com a pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social, algumas pessoas se sentiram desesperadas e recorreram a este meio como uma chance de tentar sobreviver e juntar um pouco de dinheiro.
Sites específicos para isso caíram na boca do povo e começaram a ser usados para que as pessoas doassem o seu dinheiro de dentro de suas casas para ajudar pessoas ou negócios.
Um exemplo bem famoso sobre isso é o caso do ex-bbb Lucas Penteado que conseguiu arrecadar mais de duzentos mil reais em uma vaquinha online para comprar a tão sonhada casa para sua mãe.
Por meio de uma plataforma online segura e da boa vontade de pessoas que se simpatizam com a sua trajetória de vida e no reality show, o ator conseguiu arrecadar milhões de uma maneira muito rápida.
Porém, com o passar do tempo, diversos outros termos e estratégias foram criadas para substituir a vaquinha e para atender outros serviços e pessoas, e foi assim que surgiu o crowdfunding.
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre este termo e nem saiba sobre o que ele se trata.
Por isso, produzimos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre estes dois meios de arrecadação, quais os seus benefícios e principais diferenças.
O que é uma vaquinha online?
A vaquinha nada mais é do que a ação de arrecadar dinheiro para um determinado fim, pode ser para ajudar a sua família com problemas financeiros ou para adquirir uma película anti-trinca para carro.
Para fazer uma vaquinha não existem regras mais rígidas, pois qualquer um pode fazer e a qualquer momento.
Em um casamento, por exemplo, existe a tradição de se colocar dinheiro no sapato da noiva ou de cortar a gravata do noivo em troca de um valor.
Isso nada mais é do que uma forma de fazer uma vaquinha para ajudar nas despesas da festa, é uma maneira mais simples e divertida de juntar dinheiro sem que fique na cara que aquilo é uma vaquinha.
Ainda existe um grande tabu em cima da ação da vaquinha, pois algumas pessoas ainda pensam que isso é humilhação ou quase uma forma de implorar por dinheiro, mas o conceito dela está muito longe disso.
Como mencionamos anteriormente, a criação do termo “fazer uma vaquinha” surgiu justamente da vontade de ajudar uma equipe de futebol a fazer um dinheiro extra, e assim, sobreviver.
Seja para realizar uma consultoria TOTVS protheus ou para comprar uma casa, a vaquinha é muito usada no Brasil e no mundo para ajudar diversas pessoas e gerar mais empatia e união entre elas.
Lembrando que não são todos que confiam nas vaquinhas que surgem na internet e acham que isso pode ser um golpe.
Realmente, existe essa possibilidade, pois a internet está repleta de pessoas de má fé que ainda tentam se aproveitar da bondade de outros.
Por isso, existem algumas dicas para te ajudar a ver se aquela doação que fará realmente será para alguém que precisa:
- Verifique se o site é de confiança;
- Entenda a história e a causa da arrecadação;
- Se possivel, entre em contato com o organizador;
- Verifique os dados bancários;
- Converse com pessoas que já doaram.
São atitudes simples que podem te ajudar a se livrar de um golpe, que infelizmente tem se tornado algo comum na internet.
Um dos maiores benefícios da vaquinha online é a possibilidade de poder arrecadar dinheiro de qualquer lugar e para qualquer causa, seja para a realização de uma cirurgia ou para produção de brindes corporativos personalizados.
O que é crowdfunding?
O termo crowdfunding pode ser traduzido para financiamento coletivo, isso significa que ele se trata de um tipo de arrecadação focada em projetos sociais, negócios e empresas que precisam de dinheiro.
Uma marca de energia solar para empresas pode estar passando por uma grave crise financeira que coloca em risco todo o negócio.
Sendo assim, o crowdfunding é uma boa opção para sair deste momento físico.
Lembrando que este tipo de arrecadação exige mais informações e dados sobre a empresa para que os doadores saibam exatamente para quem está doando e não desconfie que aquilo possa ser um golpe.
É uma maneira de conscientizar pessoas e gerar solidariedade para que a sua empresa não acabe, e criar um crowdfunding é tão fácil quanto achar uma ultrassom em cachorro valor na internet.
Existem diversas plataformas seguras para você criar a sua arrecadação de maneira confiável e personalizada.
Mas, antes disso, é necessário entender os dois principais tipos de crowdfunding que existem e qual o melhor para você.
Primeiro: o financiamento coletivo pontual (meta livre)
Esse tipo de financiamento é aquele em que você pode retirar o valor arrecadado dentro do prazo estipulado, tenha ele alcançado a meta estabelecida ou não.
Por exemplo, uma empresa de cabeamento estruturado Goiânia criou um crowdfunding para arrecadar cem mil reais para a reforma do galpão da marca que foi destruído por um incêndio acidental.
A empresa deixou a ação aberta por 30 dias e conseguiu arrecadar oitenta mil reais, pois bem, neste tipo de financiamento é possível fechar a arrecadação e retirar o que foi juntado, mesmo que não tenha chegado no valor desejado.
Segundo: o financiamento coletivo pontual (tudo ou nada)
Já este tipo de financiamento é aquele em que você só poderá retirar o valor arrecadado, caso ele chegue à meta estipulada, se for menos do que isso, você não conseguirá tirar o dinheiro.
Por exemplo, se uma rede de empresas de combate a incendio em Curitiba criou um crowdfunding com o objetivo de arrecadar cinquenta mil reais em escolheu este tipo de financiamento, eles só poderão retirar o dinheiro quando a arrecadação chegar a este valor.
Há quem prefira este tipo de crowdfunding para não se sentir tentado a tirar o valor antes de chegar à meta ou então porque sabe que pode contar com muitas pessoas que irão ajudá-lo a chegar na meta.
É importante avaliar os dois e saber qual o melhor para o seu projeto ou empresa, de acordo com o que vocês precisam e com os meios que podem contar para essa arrecadação.
Principais diferenças entre crowdfunding e vaquinha online
Isto posto, agora que já sabe sobre o que se trata cada um deles, selecionamos as principais diferenças entre os dois para que você compare e veja qual o melhor para atender a sua necessidade neste momento.
Dados e processos burocráticos
Uma das maiores diferenças entre eles é o fornecimento de dados e a parte burocrática na hora de criar a arrecadação e de retirar o valor que foi doado.
Enquanto em uma vaquinha online é possível fazer isso de forma mais simples, um crowdfunding irá exigir mais dados e informações da empresa para ter certeza de que o valor arrecadado será para um negócio sério e realmente existente.
Uma empresa que fornece consultoria contábil para micro e pequenas empresas precisa fornecer mais dados do que uma pessoa física para realizar a sua arrecadação online.
Pessoas e projetos
Enquanto a vaquinha online consegue atender tanto pessoas quanto projetos, o crowdfunding é focado apenas na arrecadação de dinheiro para projetos sociais ou empresas, o que limita a participação de uma pessoa física.
Sendo assim, é necessário que cada pessoa pense qual a melhor opção de acordo com o que ela precisa e também de acordo com o destino daquele valor, se será para uma única pessoa ou para uma empresa que desfruta daquilo juntos.
Considerações finais sobre vaquinha online e crowdfunding
Por meio da vaquinha online e do crowdfunding é possível arrecadar dinheiro para ajudar pessoas e negócios que possuem um valor muito maior do que o número, mas um valor em princípios e ideais que respeitam tudo e a todos.
Com eles é possível gerar mais empatia entre as pessoas e despertar um sentimento que une a todos e que faz toda a diferença nos dias atuais, a solidariedade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Sem comentários