Saiba como criar uma campanha cultural para arrecadar fundos para seu projeto!
Uma campanha cultural nasce da vontade de realizar um projeto cultural buscando o apoio do coletivo para que ele vire realidade. Você tem vontade de fazer um evento artístico, recreativo ou musical? Ou de lançar o seu primeiro livro/ HQ? Ou, quem sabe, de lançar o CD da sua banda?
Se a resposta for sim para qualquer uma delas, responda a próxima pergunta: você tem dinheiro suficiente para realizá-las?
É aí que a campanha cultural acontece. Então, quando se cria uma campanha cultural, você abre uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer o seu projeto e contribuir com um valor em dinheiro para que ele se torne realidade.
Sendo assim, sabendo da importância desse tema, neste artigo você irá aprender todo passo a passo para criar uma campanha cultural e realizar o projeto que você tanto deseja. Leia atentamente!
Bem, antes de mostrar esse passo a passo, você precisa ter o seu projeto bem estruturado. Portanto, leia atentamente as etapas a seguir que separamos e, caso não tenha realizado ainda, esta é a hora de realizar.
Ah, e desde já, um alerta: não pule nenhum tópico e não os realize com pressa. Afinal, para o sucesso da campanha cultural é fundamental que todo o processo de estruturação seja feito com empenho e atenção. Vamos lá?
Deixe claro o objetivo da sua campanha cultural
Para iniciar uma campanha cultural, primeiramente, é preciso deixar claro qual é o seu objetivo com o projeto e o que você deseja alcançar com ele. Tente responder às perguntas: por que estou fazendo esse projeto? Por que ele é relevante? Quem será beneficiado e como serão beneficiados?
Defina um orçamento
Essa é uma parte que requer muita atenção. Afinal, a realização do projeto cultural só será possível caso você consiga calcular os gastos e cumprir com o que foi definido inicialmente. Aqui, há mais algumas etapas:
Crie uma lista de prioridade
Cada projeto cultural terá suas prioridades e elas devem estar bem definidas, pois pode acontecer de nem todas as atividades poderem ser executadas.
Por exemplo: se você quer realizar um festival de música, é imprescindível que se contrate: os músicos, um espaço, equipamentos de som e luz, seguranças e ambulâncias. Porém, apesar de interessante, não é imprescindível ter um sistema moderno para controlar a entrada de pessoas.
Faça diversas cotações
Para tudo que custar dinheiro na realização do seu projeto cultural, faça uma cotação com pelo menos 3 empresas. Dessa forma, você vai conseguir ter uma noção melhor do que é um bom preço e o que não é, e, assim, fazer sua melhor escolha.
Afinal, com a pressa que se tem de concluir uma determinada etapa, pode ocorrer o erro de fechar com a primeira empresa o qual se fez a cotação. E, muitas vezes, essa empresa pode ter um preço muito maior que a média de concorrentes.
Busque por patrocinadores e apoiadores
Para baixar os custos totais, busque por pessoas ou empresas que possam patrocinar ou apoiar o seu projeto cultural. Qualquer ajuda é bem-vinda e, depois disso, você já conseguirá diminuir um pouco o valor que precisará ser arrecadado na sua campanha cultural.
Pronto! Com todos os tópicos acima escritos e definidos, você já consegue saber o valor total que precisa para arrecadar na sua campanha cultural.
E agora? Como criar uma campanha cultural?
Agora é hora de criar a sua campanha cultural. Tenha em mãos tudo o que você definiu nas etapas anteriores. Ela vai ser útil para que você não perca o foco e não perca tempo nas etapas a seguir.
1. Faça seu cadastro em uma plataforma de financiamento coletivo
Usar uma plataforma de financiamento coletivo é fundamental para que você tenha tranquilidade para focar no que realmente precisa.
Afinal, um bom site como o Abacashi, vai te ajudar a: manter o valor arrecadado seguro até a sua solicitação de saque; manter disponível todos os e-mails das pessoas que te ajudaram; saber quantas pessoas contribuíram e com qual valor; saber quanto falta, exatamente, para você conseguir chegar na sua meta; criar uma página de campanha com todas as ferramentas necessárias para personaliza-la.
2. Crie sua campanha cultural!
Depois de se cadastrar, você já poderá criar a sua própria campanha. Este é o momento de você focar em criar um bom texto persuasivo, para que as pessoas sintam vontade em contribuir para seu projeto cultural.
Nessa hora, também vale escrever sobre seu objetivo com o projeto e suas metas. Além disso, lembre-se de personalizar sua página da campanha com vídeos e imagens. Isso vai ajudar a dar um ar único para sua campanha cultural.
Uma dica extra que é sempre ressaltada quando se escolhe o Abacashi para criar sua campanha cultural, é usar as chamadas “recompensas”. Uma recompensa, nada mais é do que algo que você pode dar em troca de uma contribuição.
Por exemplo: se as pessoas contribuírem com R$50 na sua campanha cultural, elas podem receber o ingresso do festival gratuitamente; ou podem ganhar um combo de lanche mais bebida para usufruir no dia do evento.
3. Divulgue, divulgue e divulgue
Depois da criação da campanha cultural, a divulgação é o principal; é onde você vai precisar colocar todos os seus esforços, seu empenho e sua energia. Assim, você precisa e deve se apropriar de todo tipo de divulgação possível: redes sociais, grupos de WhatsApp, grupos de Facebook, sites próprios, sites de notícias, revistas, rádio, podcasts, espaços culturais, boca a boca…
Além disso, peça a ajuda de seus amigos e da sua família para te ajudarem nessa divulgação. Afinal, a união faz a força! Há uma infinidade de formas e lugares para fazer uma divulgação ativa, então, use todas que você puder.
Criar uma campanha cultural para fazer o seu projeto se tornar realidade é possível e muito viável. Caso ainda pareça um sonho distante, comece aos poucos. Portanto, vá concluindo cada etapa que colocamos aqui, e, pouco a pouco, você vai perceber que estará cada vez mais perto.
Seguindo todos os passos que colocamos nesse artigo, com certeza, você vai conseguir criar uma campanha cultural e alcançar a meta necessária para realizar o seu projeto cultural!
Sem comentários