Independente qual seja o seu projeto, saiba como elaborá-lo do começo ao
fim!
Existem diversos motivos que nos fazem querer criar um projeto. Afinal, um projeto é uma descrição detalhada de algo a ser realizado. Nessa descrição, são descritas as atividades, os objetivos e os recursos para chegar em um objetivo maior final.
Ao criar um projeto, estamos criando etapas que precisam ser cumpridas, além de criar um planejamento para evitar falhas ou solucioná-las quando preciso. Como exemplos de projetos, temos: projetos de lei (criados por senadores e deputados, por exemplo); projetos empresariais (para criar uma oportunidade ou um novo negócio); projeto social (ações que tem como objetivo mudar a realidade de alguma comunidade.
Como criar um projeto?
Para se criar um projeto, primeiramente, precisamos criar um cronograma com as diferentes fases que o constituirá. Dessa forma, de acordo com as fases, é possível organizar sua execução.
As fases de um projeto:
Iniciação
Nesta fase, serão definidos os objetivos do projeto, o porquê de ser elaborado e o que ele irá suprir. Além disso, é importante identificar os riscos e se ele é, de fato, viável.
Planejamento
De acordo com cada pequeno objetivo que for constituir o projeto até seu objetivo final, será criado um cronograma contendo o sequenciamento das atividades. Além disso, o período em que cada atividade será realizada, os custos, os riscos e os envolvidos na atividade.
Para facilitar, desenhe todo esse cronograma em um papel ou use uma ferramenta visual, como o Canvas. Assim, você conseguirá ter uma visão clara, objetiva, simples e muito intuitiva.
Execução
Nesta fase é onde se inicia, de fato, a execução do projeto. Portanto, tudo o que foi planejado até aqui, começará a ser realizado na prática. Uma dica importante é documentar essas ações. Em paralelo, faça o monitoramento e controle dessas ações, que explicaremos melhor a seguir.
Monitoramento e controle
Imprevistos sempre vão acontecer. Mesmo fazendo um planejamento e pensando nos riscos que podem ocorrer ao longo do processo. Assim sendo, é imprescindível que ocorra o monitoramento e controle de toda execução. Assim, é possível minimizar ainda mais esses riscos e tomar ações de acordo com o que
for ocorrendo.
Além disso, lembre-se de fazer reuniões periódicas com todos os envolvidos para alinhar as ocorrências, problemas, e até obter e dar feedbacks.
Encerramento
Esta é a hora de entregar o projeto concluído e verificar se os objetivos que foram pensados na primeira etapa do processo foram alcançados. Reúna todos os envolvidos e faça uma avaliação dos acertos, erros, das lições aprendidas e do que pode ser melhorado.
Para qualquer tipo de projeto que você for realizar, essas 5 etapas serão cruciais para o sucesso dela. Portanto, pular uma etapa pode ser um erro difícil de reparar, o que pode resultar em: mais tempo do que o planejado, mais gastos ou até mesmo não conseguir completá-lo até o fim.
Criar um projeto com responsabilidade, atenção e paciência fará com que ele tenha cada vez mais chances de alcançar o objetivo final!
Sem comentários